Título: ATO CONTRA A CORRUPÇÃO REÚNE NO RIO EX-ALIADOS DO PT
Autor: Claudia Lamego
Fonte: O Globo, 29/07/2005, O País, p. 10

Representantes de PPS, P-SOL, PSTU, PDT e PCB se reuniram ontem na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio, num ato contra a corrupção. Mas os presidentes dos partidos divergiram sobre as formas de manifestação, que deverá ser levada a outras regiões do país. Para o senador Roberto Freire (PPS), é preciso proteger o Congresso Nacional como instrumento democrático para intervir na crise política.

¿ Precisamos resguardar o Congresso para não quebrarmos a constitucionalidade e as instituições democráticas. Mesmo com o Congresso envolvido nas denúncias. A solução não pode vir das ruas, até porque o governo também busca confronto. O que queremos é o apoio da sociedade, que outras entidades da sociedade civil também participem desse protesto ¿ disse.

A senadora Heloisa Helena (P-SOL) chegou a dizer que, caso as apurações alcancem o presidente, seria a favor de um plebiscito para antecipação das eleições. Depois, reconheceu que as investigações ainda precisam avançar mais.

¿ Mas temos que manter a mobilização social. É com muita pressão que conseguiremos chegar até o fim ¿ afirmou.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o ato pela ética será ampliado para todos os estados. O presidente do PSTU, José Maria, disse que vai conclamar a população para ir às ruas.

Freire classificou o encontro como uma catarse dos eleitores de Lula frustrados com as denúncias de corrupção:

¿ Estamos todos frustrados. O PT é uma fraude histórica.

O auditório da ABI ficou lotado para o ato, que teve a presença de deputados federais como Luciana Genro (P-SOL) e Denise Frossard (PPS) e do governador Ronaldo Lessa (PDT-AL).