Título: Itamar vai a Brasília e ameaça romper com Lula
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 26/10/2004, O país, p. 9

O ex-presidente da República Itamar Franco, hoje embaixador em Roma, ameaça romper com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e até deixar o posto. Itamar ficou profundamente irritado com o apoio do PT ao candidato Alberto Bejani (PTB) a prefeito de Juiz de Fora (MG). Ele desembarca hoje em Brasília para um encontro com o chanceler Celso Amorim, mas tentará saber de Lula e do chefe da Casa Civil, José Dirceu, se eles autorizaram o presidente do PT, José Genoino, a gravar mensagem de apoio a Bejani, levada ao ar no horário eleitoral.

¿ Vou procurar saber se o presidente mandou o Genoino. Se mandou, vai ser péssimo. Vou ter um posicionamento que pode chegar ao rompimento ¿ disse Itamar.

Ex-presidente apóia candidato do PSDB

Itamar apóia o deputado federal Custódio Mattos, líder do PSDB na Câmara. Ele fez duros ataques a Genoino e chegou a chamá-lo de autoritário:

¿ Genoino veio com autoritarismo e falácia. Chegou se esquecendo do meu caso. Deve ter tido amnésia. Fui o primeiro governador a apoiar a candidatura de Lula. É incrível que ele venha a nossa terra dizer as sandices que disse.

Ontem à noite, Genoino limitou-se a afirmar que respeita a posição de Itamar:

¿ Respeito a opção dele e peço que ele respeite a minha.