Título: Berzoini confirma uso de dinheiro avalizado por Valério na posse
Autor: Cristiane Jungblut e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 29/07/2005, O País, p. 17

Planalto ficou irritado com as declarações do ex-tesoureiro Delúbio

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O secretário-geral do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), confirmou ontem que parte dos empréstimos contraídos pelo PT em março de 2003 com aval de Marcos Valério foi usada para pagar despesas do partido na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, ainda não é possível saber o montante gasto pelos petistas na posse:

¿ A posse foi paga pelo governo federal. Na contabilidade oficial do partido constam despesas que o PT teve com a posse, de dirigentes para assistir à posse do presidente em Brasília. O PT pagou a sua parte.

Berzoini pediu um levantamento dos gastos do PT entre o dia 15 de dezembro de 2002 e o dia 5 de janeiro de 2003.

¿ As informações que temos até o momento indicam que não há vínculo entre as despesas normais de um partido que ganhou as eleições e que precisa pagar suas despesas e as operações de crédito em suspeição. A primeira operação de crédito que aparece é em março ¿- disse Berzoini sobre as declarações do ex-tesoureiro Delúbio Soares, que afirmou em depoimento ao Ministério Público que os empréstimos serviram para pagar os gastos do PT na posse de Lula e no governo de transição.

Ministério diz que pagou a cerimônia oficial

Integrantes do Planalto ficaram irritados com as declarações de Delúbio de que R$5,4 milhões de dois empréstimos avalizados por Valério foram usados para pagar despesas da transição e da festa de posse.

Ministros avaliaram que Delúbio foi infeliz ao envolver o nome de Lula em suas declarações e ao fazer confusão entre gastos com festas para populares e petistas e as despesas com a cerimônia oficial de posse. O Ministério das Relações Exteriores informou que pagou as despesas de toda a cerimônia oficial.

O presidente nacional do PT, Tarso Genro, disse que, se comprovado, o fato é o mais grave até agora:

¿ É de uma gravidade maior do que aquilo que foi destacado até agora. Se ficar provado, demonstra a gravidade e a capilaridade dos erros que foram cometidos.