Título: BRIGA PELAS TELES POR TRÁS DE DEPÓSITOS
Autor: Demétrio Weber e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 29/07/2005, O País, p. 18

Opportunity teria repassado dinheiro a Valério para conseguir acordo com Previ

Os depósitos milionários da Telemig Celular, Amazônia Celular e Brasil Telecom (BrT) em contas das empresas de Marcos Valério de Souza podem estar relacionadas ao interesse do Banco Opportunity, de Daniel Dantas, em assumir o controle da BrT. Num acordo costurado por Valério e pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, o Opportunity teria repassado R$50 milhões ao partido, por meio das empresas do publicitário. Em troca, o banco receberia o ¿sim¿ dos dez fundos de pensão, liderados pela Previ, à operação de descruzamento de ações da BrT e da Telemar.

Desde o início de 2003, Daniel Dantas tentava concretizar o plano de ampliar sua participação acionária na BrT e, ao mesmo tempo, pôr fim ao embate societário que travava na Justiça com os fundos de pensão havia três anos. Pela proposta, o Opportunity assumiria a parte da Previ no capital da BrT, da Telemig Celular e da Amazônia Celular e entregaria à fundação sua participação na Telemar, da qual as fundações e a BNDESPar também são acionistas.

A Previ nunca aceitou o acordo. No segundo semestre do ano passado, o ex-tesoureiro do PT teria prometido ao banco apoio dentro do governo para que a Previ aceitasse a operação. O descruzamento, contudo, não se realizou, em razão da resistência do presidente da Previ, Sergio Rosa. Ele teria recusado o negócio com o Opportunity, porque estava prestes a firmar com o CitiGroup o acordo que, mais tarde, resultaria na destituição do banco do comando da BrT.

O Opportunity nega ter pago qualquer quantia em troca de um acordo com a Previ. Os depósitos das teles em contas de empresas de Valério, de pelo menos R$90 milhões, estão sendo investigados pela CPI dos Correios.