Título: TARSO SERÁ CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO PT
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 29/07/2005, O País, p. 20

Partido terá mais seis nomes concorrendo ao cargo na eleição de setembro

PORTO ALEGRE. O presidente nacional do PT, Tarso Genro, anunciou ontem, em Porto Alegre, antes de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai concorrer em setembro à presidência do partido. Tarso se disse contrário ao lançamento de uma candidatura de consenso, como vinha sendo especulado no Campo Majoritário, corrente de Lula e José Dirceu e pela qual Tarso disputará a presidência.

Também estão na disputa a deputada federal Maria do Rosário (Movimento PT), Plínio de Arruda Sampaio (Ação Popular Socialista), Valter Pomar (Articulação de Esquerda), Raul Pont (Democracia Socialista), Markus Sokol (O Trabalho) e Gegê (do movimento sem-teto e que tem candidatura independente).

Na porta do hotel onde Lula estava hospedado, pouco antes de participar de um evento em Canoas, Tarso disse que apresentará na reunião da executiva nacional do partido, na próxima quinta-feira, uma proposta de que sejam notificados os petistas mencionados nas denúncias de corrupção, inclusive os deputados José Dirceu e João Paulo Cunha.

¿ A proposta é que eles apresentem um relatório prévio sobre por que estão sendo mencionados e qual o ponto de vista deles a respeito das acusações ¿ disse.

Tarso atacou o ex-presidente Fernando Henrique. Para o petista, o ex-presidente está equivocado ao sustentar a teoria de que o PT e o governo tentam desviar o foco das investigações quando propõem que a CPI do Mensalão estenda a apuração à época em que Fernando Henrique estava no poder.

¿ Ele não pode entrar com um hábeas-corpus preventivo e dizer para investigar só a conjuntura. Não, vamos investigar toda a estrutura.