Título: PF prende 12 em Fortaleza por tráfico internacional de mulheres
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 26/10/2004, O país, p. 10

A Polícia Federal prendeu ontem em Fortaleza 12 pessoas, entre elas três alemães e quatro italianos, acusados de envolvimento com uma rede de tráfico de mulheres brasileiras para a Europa. Na Operação Mucuripe foram apreendidos computadores, CDs e 300 fotos de mulheres em poses eróticas. Segundo a PF, as brasileiras, pelo menos duas delas menores, eram vendidas no mercado externo pelo site Club-Brasil, supostamente controlado pelo alemão Oliver Frank Gunther.

O alemão é apontado pela PF como chefe do esquema. Cinqüenta policiais participaram da operação. Gunther foi preso numa casa na Aldeota, bairro de classe média de Fortaleza. Quando os policiais o abordaram, Gunther fingiu não entender português. Uma agente anunciou a prisão em inglês. Os policiais tiveram dificuldades para prender os quatro italianos, que estavam com quatro brasileiras num apartamento.

Os italianos tentaram fugir de carro e só se entregaram quando os policiais atiraram. Segundo a PF, eles eram clientes de Gunther e teriam vindo ao Brasil atraídos pelas ofertas do site, escrito em alemão. No site, há fotos de dezenas de mulheres em poses eróticas. Uma delas aparece sentada numa bandeira brasileira. As mulheres são oferecidas pela altura, peso e cor.

O cliente poderia ainda fazer pedidos especiais. A PF acredita que esse item destinava-se a interessados em menores de idade, e descobriu que pelo menos duas mulheres das fotos têm menos de 18 anos. A imagem que mais chocou uma das agentes que participaram da operação foram duas fotos de uma menina de 4 anos, filha de Fabiane Santos Mendonça, apontada como uma das aliciadoras de mulheres para organização.

¿ A criança fez poses eróticas ¿ disse a policial.