Título: Deputados podem ser investigados por pedido de dinheiro
Autor:
Fonte: O Globo, 26/10/2004, O país, p. 11

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), enviou ontem à Corregedoria Geral da Casa pedido de apuração de denúncia contra cinco deputados da Comissão de Minas e Energia, publicada na coluna do jornalista Elio Gaspari no último domingo. Segundo o colunista, os deputados João Pizzolatti (PP-SC), Eduardo Gomes (PSDB-TO), Eduardo Sciarra (PFL-PR), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Marcelo Siqueira (PSDB-MG) estariam cobrando dinheiro de um empresário para a participação em um seminário. Os parlamentares teriam usado documento com timbre oficial da Comissão de Minas e Energia da Câmara para pedir o pagamento de R$ 70 mil.

Caberá ao corregedor-geral, deputado Luiz Piauhylino (sem-partido-PE), no prazo de 20 sessões, dar parecer e recomendar ou não envio da denúncia ao Conselho de Ética da Câmara.

Pizzolati, um dos citados, afirmou ontem que não é ilegal o pedido de ajuda financeira para a realização de eventos, mas que não foi isso que aconteceu neste caso. Segundo ele, o envio da carta cobrando dinheiro foi cometido por excesso de confiança na empresa promotora.

¿ Em sã consciência ninguém iria colocar pedido de dinheiro em uma correspondência. Foi um descuido operacional ¿ disse Pizzolati.