Título: DOCUMENTOS DE GETÚLIO VARGAS AGORA ESTÃO NA INTERNET
Autor: Claudia Lamego
Fonte: O Globo, 31/07/2005, O País, p. 17

Acervo do ex-presidente foi digitalizado e posto à disposição para consultas no portal do CPDOC da FGV

Consultar os originais do diário de Getúlio Vargas, escrito a lápis em pequenos cadernos de 1930 a 1942, e outros documentos está agora ao alcance de um mouse. O acervo pessoal do ex-presidente foi digitalizado e está à disposição de pesquisadores, professores, alunos e internautas interessados no portal do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas. São 55 mil páginas de documentos que podem ser acessadas gratuitamente.

Segundo Suely Braga, coordenadora do setor de documentação do CPDOC e responsável por esse trabalho, o internauta pode pesquisar o acervo por temas, palavras, nomes ou assuntos específicos. O programa realiza a busca no documento e mostra a palavra com destaque.

¿ No texto manuscrito, no entanto, não há essa ferramenta de busca por palavras. Já em documentos datilografados isso é possível ¿ explica.

No primeiro acesso, é preciso fazer o download do programa que, dependendo do computador, não demora mais que vinte minutos. A partir daí, há dois caminhos para a pesquisa: a consulta livre ao acervo getulista ou pelo programa que inclui os outros acervos do CPDOC.

¿ Muito provavelmente, esse é o maior acervo on-line do Brasil, com os originais digitalizados. O portal já está há quatro anos no ar, com mais de 180 arquivos essencialmente políticos ¿ comemora.

Idéia surgiu ano passado, nos 50 anos da morte

A digitalização do acervo de Getúlio, o primeiro a ser doado à Fundação Getúlio Vargas, é um marco para o CPDOC. Suely conta que a idéia surgiu no ano passado, durante a comemoração dos 50 anos do suicídio do presidente.

¿ No portal, o acervo do Getúlio ainda é o mais pesquisado de todos ¿ revela.

Suely conta que os arquivos não foram integralmente digitalizados porque alguns documentos são considerados menos expressivos. Ela dá como exemplo pedidos de audiência com o presidente.

¿ Mas o essencial está lá, inclusive a famosa carta-testamento. A pesquisa pode ser bem aprofundada ¿ avalia.