Título: CRESCE PROCURA PELO ALGODÃO COLORIDO NATURALMENTE
Autor: Eliane Oliveira e Flávia Barbosa
Fonte: O Globo, 31/07/2005, Economia, p. 34

Produto tem tecnologia da Embrapa

BRASÍLIA. Não é só a fauna brasileira que está conquistando o mercado externo. A indústria mundial da moda vem dando cada vez mais preferência ao algodão colorido naturalmente, tecnologia desenvolvida pela Embrapa. Atualmente, o produto pode ser encontrado em quatro cores: marrom, verde e duas tonalidades de vermelho ¿ rubi e safira.

¿ Essa cultura está mais difundida na Paraíba ¿ diz Eleusio Curvelo Freire, um dos pesquisadores responsáveis pela tecnologia, lembrando que o preço do algodão colorido é 50% mais alto do que o do tradicional ¿ O que chama a atenção dos clientes, especialmente estrangeiros, é que não se usa corante para fabricar esse algodão, ou seja, ele não polui o ambiente e permite economia nos gastos com água e energia. A mão-de-obra é familiar e artesanal.

A cada ano, cresce o número de produtos não-tradicionais nas exportações brasileiras. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, estima-se que sete mil itens se enquadrem nesta categoria, que abrange de pêlo de rabo de boi para a confecção de pincéis a interfones, capacetes, orquídeas, agulhas para máquinas de costura, sêmen bovino, agulhas de máquina de costura e até pés de galinha para petiscos para os asiáticos. (E.O. e F.B.)