Título: NEGOCIAÇÃO DIMINUI ANUIDADE DE CARTÃO
Autor: Nadja Sampaio
Fonte: O Globo, 31/07/2005, Economia, p. 38

Especialista diz que consumidor que usa muito o cartão tem condições de conseguir mais desconto

Os consumidores não aceitam mais pagar o valor da anuidade na renovação dos cartões de crédito: negociam e lutam por descontos. E estão certos. O professor Roberto Zentgraf, coordenador do MBA em Finanças do Ibmec/RJ, afirma que quanto mais o consumidor usa o cartão, mais espaço para negociação ele tem.

Isso vem sendo comprovado ano a ano por Lydia Teles Nunes. Seu marido, Fernando, é quem negocia com a American Express. No ano passado, eles receberam a fatura com a cobrança de três parcelas de R$90 pelo titular do cartão e mais três de R$45 pelo cartão de dependente: um total de R$405.

¿ Hoje aumentou muito a oferta de cartões. É possível pesquisar e trocar de cartão. Mas para negociar é preciso ser insistente e estar disposto a desistir do cartão ¿ afirma.

Fatura paga com pontos de programa de milhagem

Depois de conversar bastante, Fernando conseguiu uma proposta que achou interessante: o atendente sugeriu que, em vez do pagamento, fossem debitados mil pontos dos 55 mil que o casal e a dependente tinham no programa Membership Rewards. Por este programa, quanto mais o cliente usar o cartão, mais ele acumula pontos, que podem ser trocados em passagens aéreas, estadas em hotéis, em restaurantes, locação de veículos. Porém, entre opções, não consta o não pagamento da anuidade:

¿ Está chegando a hora de receber a fatura e já liguei para negociar. Quero usar de novo os meus pontos.

Para Zentgraf, o grande problema da negociação é que as regras dos cartões não são claras. Ele acredita que uma boa norma seria quanto mais se usa, menos se paga.

A falta de critérios claros faz com que cada cliente consiga uma negociação. Leila Nunes da Fonseca conseguiu uma diminuição de 70% na anuidade. Na fatura do Credicard veio uma cobrança de R$81, três parcelas de R$18 pelo titular e mais três de R$9 pelo dependente.

¿ Liguei dizendo que queria cancelar o cartão porque a anuidade estava muito cara. A atendente disse que eu era uma excelente cliente pois pagava toda a fatura no vencimento. Fui passada para uma supervisora, que ofereceu a proposta de pagar três parcelas de R$5,40 pelo titular e três de R$2,70 pelo dependente, num total de R$24,30. Aceitei. ¿ diz Leila, acrescentando que no cartão Ayrton Senna ela não conseguiu qualquer redução porque é justamente o valor da anuidade que vai para fundação.

Valéria Cláudio recebeu a fatura do Credicard com a mesma cobrança de R$81. Ela quitou o débito e ligou para o cartão, disposta a dispensá-lo:

¿ Tenho outros cartões, sendo um deles com anuidade zero. Fiquei firme na negociação, pois não queria pagar nada. No fim consegui pagar R$27, um desconto de 66,6%.

Eline Fonseca foi a que menos teve desconto. Ela também tem o cartão Credicard e recebeu a mesma fatura, de R$81. Depois de negociar, fechou em três de R$9 (titular), mais duas de R$9 (adicional), um desconto de 44,44% do total.

Zentgraf explica que se a pessoa usa muito o cartão, o percentual pago pelas lojas a cada pagamento já remunera o cartão. E exemplifica:

¿ Se a pessoa gasta R$3 mil por mês, calculando que a loja receba 5% por venda, o cartão já recebeu R$150 por este cartão. Em um ano, isso significa que o cartão vai ganhar R$1.800. Não vale a pena cobrar a anuidade dessa pessoa.

O economista também observa que para os cartões de crédito o bom cliente nem sempre é aquele que quita a fatura:

¿ O cartão só vai receber o percentual da loja de quem paga em dia. No entanto, quem entra no rotativo paga, entre juros, multas e encargos, cerca de 10% em cima do saldo devedor. Então, o consumidor devedor não deve ficar com vergonha de negociar, pois ele já pagou demais.

Oferta de anuidade grátis, mas só no primeiro ano

José Costa conta que levou um susto ao receber a fatura do seu cartão Citibank Mastercard, a renovação da anuidade estava por R$128, ou quatro parcelas de R$32.

¿ Liguei para o cartão e disse que queria cancelar. Depois de cinco minutos de conversa, eles reduziram para quatro parcelas de R$9. Uma economia de 71,8%.

João Prates aceitou o cartão Bradesco Visa porque a primeira anuidade era gratuita. No segundo ano, veio a cobrança de três parcelas de R$40. Ele ligou, reclamou e o valor total ficou em R$40.

Tânia Silva conta que sua negociação foi divertida. Ela recebeu uma proposta do American Express de cartão com gratuidade vitalícia. Ao receber a fatura do Bradesco, ligou e disse que queria cancelar o cartão:

¿ O atendente ofereceu-me a anuidade grátis. Eu disse que queria anuidade grátis eterna. Ele respondeu que não tinha como fazer isso, mas se eu ligasse todos os anos pedindo para cancelar a anuidade, o cartão seria eternamente grátis.

O consumidor deve ficar atento com as contrapartidas. Há cartões que oferecem a anuidade grátis, mas o cliente tem que usar o cartão no mínimo de três em três meses.