Título: DESARMAMENTO: CAMPANHA COMEÇA JÁ
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 30/07/2005, O País, p. 15

Frente Por Um Brasil Sem Armas fará showmício no Rio no próximo mês

BRASÍLIA. O secretário-geral da Frente Por Um Brasil Sem Armas, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou ontem que terá início, na próxima segunda-feira, dia 1º, a campanha nacional a favor do desarmamento. O referendo está marcado para o dia 23 de outubro e o primeiro ato contrário à comercialização de armas e munição acontecerá em Campinas. O evento contará com a presença de políticos, intelectuais, artistas e representantes de organizações não-governamentais.

Os defensores do desarmamento montaram um calendário para a primeira semana de campanha. O primeiro grande evento está previsto para o dia 11, um showmício no Rio de Janeiro. A frente pró-desarmamento vai editar um milhão de cartilhas com esclarecimentos à população. Segundo Jungmann, cerca de dez mil monitores serão treinados para debater o assunto em escolas, nos bairros, sindicatos e locais de trabalho. O deputado afirmou que esses monitores irão atuar como agentes multiplicadores. O objetivo é formar um milhão de voluntários até o data do referendo.

- Queremos formar uma grande rede da paz.

O deputado iniciou ontem conversas com o empresariado em busca de apoio financeiro para a campanha. Ele irá procurar o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, e o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Eduardo Eugenio Gouvêa.

Entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) serão contatadas para apoiarem a campanha.

- O país vive hoje uma cultura do medo. A campanha e o referendo a favor do desarmamento são o primeiro grande passo para resgatar o controle sobre a violência - disse Raul Jungmann.

O referendo acontece no dia 23 de outubro e os eleitores serão obrigados a votar ou, em caso de ausência, justificar o voto. A campanha pró e contra o fim da comercialização de armas e munição acontece no mês anterior ao referendo. Serão dez minutos diários de propaganda.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também estará à frente da campanha a favor da aprovação do desarmamento.

CALENDÁRIOS DE EVENTOS

Os principais eventos da campanha do referendo são:

1º de agosto: Em Campinas, lançamento da campanha em favor do desarmamento, com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e políticos, artistas e representantes de organizações não-governamentais. Também nesse dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará a instrução normativa com detalhamento e as regras sobre o referendo.

2 de agosto: Início do serviço de atendimento por telefone, numa linha 0800, gratuita, e esclarecimentos sobre a campanha para a população em geral.

3 de agosto: Lançamento do site da campanha da Frente Brasil sem Armas.

4 de agosto: Inauguração do escritório da Frente Brasil sem Armas em Brasília

23 de setembro: Início da campanha em rádio e televisão das duas frentes, a favor e contra, do fim da venda de armas e munição. Cada lado terá dez minutos diários, na parte da tarde e à noite, nos meios de comunicação.

23 de outubro: Neste dia será realizado o referendo e 121 milhões de eleitores estarão aptos a ir às urnas para votar decidir se armas e munição devem ou não ter a venda proibida no país.