Título: FUNDOS DA VALE LIDERAM GANHOS NO MÊS: 11,76%
Autor: Vagner Ricardo
Fonte: O Globo, 30/07/2005, Economia, p. 27

Fundos cambiais sobem 5,14% por causa de crise política

Os fundos de aplicação do FGTS na Companhia Vale do Rio Doce foram o investimento financeiro mais rentável em julho: seu ganho líquido (já descontado o imposto) foi de 11,76% em média até o dia 26, segundo dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). De acordo com o analista Antônio Azevedo, da Ático Asset Management, o avanço, depois de uma temporada de queda das ações, deveu-se à perspectiva de que os ganhos da mineradora serão expressivos este ano, após o reajuste do minério de ferro e com a manutenção da demanda por parte da China.

Em segundo lugar no ranking ficaram os fundos que seguem a variação do dólar, com rendimento de 5,14% no mês. Apesar do fluxo de ingresso de moeda no país permanecer positivo, o noticiário político provocou temor entre grandes investidores sobretudo na sexta-feira da semana passada e na última segunda-feira, o que pressionou as projeções do dólar nos contratos negociados no mercado futuro. Essa pressão levou a uma alta da moeda no mercado à vista, mas a divisa voltou a cair a partir de terça-feira. Como os dados da Anbid são acumulados apenas até o dia 26, não registraram essa queda, ou seja, a taxa no mês deve cair quando a rentabilidade for atualizada.

Já os fundos FGTS-Petrobras tiveram alta de 1,36%, também no resultado até 26, segundo a Anbid. O mercado mantém uma avaliação positiva para estes fundos, que haviam sido os mais rentáveis em junho.

- Os preços dos combustíveis estão mais altos no mercado internacional e a produção da Petrobras deve crescer 14% - disse Luiz Otávio Broad, analista da Ágora Senior.

Os investimentos em ações decepcionaram. Os fundos que seguem a variação do Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, recuaram 1,73% até o dia 26, também afetados pelos sobressaltos com o cenário político. Mas o resultado deve melhorar com a reação da Bolsa nos últimos quatro dias, o que garantiu alta de 3,95% no mês.