Título: EM LONDRES, VIGÍLIA E MISSA PARA O BRASILEIRO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/07/2005, O Mundo, p. 33

Autoridades assistem a celebração para Jean em Westminster

LONDRES. Cerca de 200 pessoas participaram na tarde de ontem de uma vigília em homenagem a Jean Charles de Menezes em Parliament Square, a praça em frente ao Parlamento britânico.

A vigília foi seguida de uma missa de sétimo dia na Catedral de Westminster, que contou com a presença do embaixador do Brasil em Londres, José Maurício Bustani, do cônsul Fernando de Mello Barreto e do vice-ministro das Relações Exteriores britânico, Lord Triesman.

Padre agita bandeira brasileira na missa

Também estiveram em Westminster o cardeal-arcebispo Murphy O'Connor - principal líder católico do país - a ativista de direitos humanos Bianca Jagger e a advogada da família de Jean Charles, Gareth Peirce, além do rabino Jeffrey Numan e do intelectual muçulmano Tariq Ramadan.

A missa foi rezada pelo padre Frederico Meirelles, capelão brasileiro em Londres, e teve momentos emocionantes, como a chegada de uma bandeira brasileira ao altar, agitada efusivamente pelo padre.

- Jean pode ter sido levado dessa vida de forma brusca, mas hoje uniu pessoas de vários credos e raças, e nos fez sentir orgulho de sermos brasileiros. Mais uma vez o estado de Minas produz um mártir, um herói - disse o padre Frederico Meirelles na homilia.