Título: DESCOBERTO O DÉCIMO PLANETA DO SISTEMA SOLAR
Autor:
Fonte: O Globo, 30/07/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 36

Astro, que ainda não tem nome, é maior do que Plutão e está 97 vezes mais distante do Sol do que a Terra

WASHINGTON. Astrônomos americanos divulgaram ontem que um astro descoberto em janeiro é, na verdade, um planeta maior do que Plutão e seria o décimo do Sistema Solar. Ainda sem nome, conhecido apenas pela sigla 2003UB313, ele está 97 vezes mais distante do Sol do que a Terra, o equivalente a 14, 5 bilhões de quilômetros.

Primeiros registros fotográficos são de 2003

O corpo celeste foi descoberto pelo Telescópio Samuel Oschin, no Observatório de Monte Palomar, na Califórnia. Na época, no entanto, os pesquisadores não acreditavam que ele tivesse tamanho suficiente para ser classificado como um novo planeta.

- Ele se encontra no Cinturão de asteróides de Kuiper e será visível nos próximos seis meses por telescópio. Antes, estava muito distante e por isso não podíamos precisar seu tamanho - explicou Mike Brown, pesquisador do Instituto de Tecnologia da Califórnia, lembrando que o planeta leva 560 anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol.

O astro é considerado o mais brilhante do Cinturão de Kuiper e seus primeiros registros fotográficos foram feitos em 2003. No entanto, os cientistas só se deram conta da descoberta em janeiro por causa da distância em que ele se encontrava. Nos últimos meses, o trabalho dos pesquisadores foi determinar o tamanho do astro.

- O que sabemos agora é que ele tem pelo menos uma vez e meia o tamanho de Plutão. Isso, no entanto, ainda é provisório. Com a aproximação do planeta, poderemos ter análises mais precisas - disse Brown.

Atualmente, o Sistema Solar tem nove planetas identificados: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

- Esse é, com certeza, é o maior corpo celeste descoberto no Sistema Solar desde Plutão. Podem reescrever os livros de História - contou Brown.

O mesmo grupo detectou, em março do ano passado, a existência de um outro astro localizado além de Plutão e chamado de Sedna. Mas o fato de que ele leva 20 dias terrestres para fazer sua translação e milhares de anos para completar uma volta em torno do Sol levou os especialistas a duvidarem do fato de se tratar de um planeta. Alguns o chamam de planetóide.

Legenda da foto: O 2003UB313, planeta que pode ser o décimo do Sistema Solar: 97 vezes mais distante do Sol do que a Terra