Título: IRAQUE VIVE DIA DE ATENTADOS E PROTESTO SUNITA
Autor:
Fonte: O Globo, 30/07/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 36

Homem-bomba mata 25 e fere 35 em fila de recrutas do Exército

BAGDÁ. Violentos ataques e um protesto de sunitas contra o governo marcaram o dia ontem no Iraque. Na cidade de Rabia, no norte, um homem-bomba explodiu no meio de um grupo de recrutas do Exército iraquiano, matando 25 pessoas e ferindo 35. Em mensagem na internet, a al-Qaeda assumiu a autoria do atentado.

"Um leão de uma brigada de mártires da al-Qaeda no Iraque realizou uma operação heróica em Rabia com um cinto de explosivos. Ele entrou num centro de voluntários da Guarda Nacional e gritou: 'não há deus se não Alá", dizia a mensagem.

Horas depois do atentado em Rabia, um terrorista lançou um carro-bomba contra uma patrulha da polícia em Bagdá, matando dois civis. Em Mossul, no norte, um ataque semelhante resultou na morte de uma criança e feriu 11 civis.

Numa pequena vila ao norte de Bagdá, forças americanas e iraquianas mataram nove guerrilheiros, cinco deles sírios, disseram militares.

Em Bagdá, em frente à fortificada Zona Verde - que abriga a sede do governo - mais de mil sunitas fizeram uma manifestação para acusar o governo de adotar políticas sectárias e torturar e matar presos iraquianos. Muitos se vestiram como soldados e simularam técnicas de tortura que seriam usadas por forças iraquianas, com fios elétricos e porretes.

O tribunal especial criado para julgar Saddam Hussein divulgou ontem fotos do ex-ditador. Segundo a corte, as imagens foram registradas quinta-feira, quando Saddam teria sido interrogado sobre a repressão a xiitas que se seguiu a uma revolta em 1991, depois de forças iraquianas expulsarem tropas iraquianas do Kuwait, na Guerra do Golfo.