Título: DIRCEU X JEFFERSON: AMANHÃ, O CONFRONTO
Autor: Maria Lima/ Isabel Braga/Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 01/08/2005, O País, p. 3

Ex-ministro se prepara para o duelo, sem tropa de choque, com o petebista que denunciou o mensalão

BRASÍLIA. Com o cerco se fechando ao seu redor, o ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (PT-SP) comparece amanhã ao Conselho de Ética para depor como testemunha no processo de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) sem o apoio da tropa de choque petista que sempre lhe deu sustentação. Tanto Jefferson quanto Dirceu passaram os últimos dias se municiando para o confronto anunciado desde o início de junho. Interlocutores do petebista revelam que ele está animadíssimo e vai com tudo para cima de Dirceu. Interlocutores de Dirceu dizem que ele está desanimado com a desarticulação do PT, mas tem recebido muitos documentos de pessoas ligadas à área de informação e tem conversado com seus advogados. A direção do PT já avisou que não vai ajudá-lo.

¿ O Zé é um leão, mas se ressente dessa desarticulação do PT. Ele sempre foi acostumado a trabalhar com muita gente. Está articulando sua defesa com os advogados e tem recebido muita coisa de pessoas ligadas à área de informação. Tem batido muito na tecla de que, se alguém tivesse alguma coisa contra ele, já tinha caído na época do Waldomiro ¿ conta o advogado e amigo Antônio Carlos de Oliveira Castro, o Cacay, que não integra a equipe de defesa de Dirceu, mas tem conversado com ele diariamente.

Dependendo do depoimento da diretora financeira da SMP&B, Simone Vasconcelos, hoje na Polícia Federal, os parlamentares da oposição terão ainda mais munição para tentar ligá-lo ao esquema Marcos Valério. E não há disposição, na base aliada, de ir ao Conselho para tentar ajudar Dirceu.

¿ Eu ir lá ajudar a defendê-lo? Não tem necessidade não, ele é muito competente. Ele não fez tudo sozinho até agora? Com essas novas revelações, o Zé Dirceu se iguala aos outros, ao João Paulo, ao Luizinho... a água está chegando no nariz dele, né? ¿ disse o líder do PSB, Renato Casagrande (ES).

¿ Não vai ser uma tropa de choque montada para fazer a defesa. Dirceu está preparado e fará sua própria defesa com base nos fatos e na verdade ¿ afirma o deputado Odair Cunha (PT-MG), representante do PT na CPI do mensalão e na Comissão de Sindicância que apura o mensalão.

Biscaia: vai ser difícil para Dirceu

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), diz que vai ser muito difícil José Dirceu explicar e justificar todo o processo, porque ele sempre teve uma importância muito grande no partido e no governo.

¿ O Roberto Jefferson é aquela figura que não tem nada a perder e deverá tornar esse depoimento um inferno para José Dirceu, com conseqüências ainda mais sérias para o governo e para o PT, que já foi ferido de morte ¿ afirma Biscaia.

Jefferson passou os últimos dias em Petrópolis, sua terra natal, se preparando para a acareação informal. Ontem retornou a Brasília.

¿ O Roberto tem muita coisa na cabeça e está com uma disposição muito grande para esse encontro ¿ disse o líder do PTB na Câmara, José Múcio Monteiro (PE).

¿ O encontro com Dirceu era tudo que o Roberto sempre quis ¿ completou o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), que conversa com ele quase diariamente.

Campo Majoritário busca estratégia

Hoje, alguns deputados do Campo Majoritário reúnem-se em Brasília para tentar traçar uma estratégia de apoio a Dirceu no Conselho de Ética. Eles terão de selecionar um deputado para falar em nome do PT na sessão de amanhã. O nome deverá ser escolhido entre os três vice-líderes que respondem temporariamente pela liderança depois que Paulo Rocha (PT-PA) se licenciou: Luiz Sérgio (RJ), Fernando Ferro (PE) e Henrique Fontana (RS). Outro movimento que vem sendo discutido é a indicação do deputado Nelson Pelegrino (BA) para o conselho.

Apontados como beneficiários de recursos das contas de Marcos Valério, os deputados petistas Professor Luizinho e José Mentor, ambos de São Paulo, pretendem acompanhar o depoimento de Dirceu.

Para Luizinho, o ex-ministro está tranqüilo, já que nos últimos dias teria se preparado para ¿confrontar a verdade¿. Entre uma explicação e outra sobre o saque de R$20 mil feito por um de seus assessores no Banco Rural, Professor Luizinho acredita que o depoimento de Dirceu não pode ter ¿indiretas¿.

¿ Eu não diria que o depoimento do Dirceu vai dar uma reviravolta em todas essas denúncias. Mas é certo que ele não vai poder falar em indiretas, fazer conjecturas. Tem que ser o mais direto possível.

Professor Luizinho diz ter ficado surpreso com o fato de seu assessor Luiz Nilson dos Santos ter sacado R$20 mil no Banco Rural sem seu conhecimento. Ainda assim, disse o deputado, Nilson continua no cargo enquanto não for comprovada a autenticidade dos documentos apresentados na CPI.

¿ Eu tinha plena convicção de que ele (Nilson) não tinha nada com isso. Foi uma surpresa, mas é coisa da vida ¿ disse o deputado.

Já o deputado José Mentor disse por telefone que não tem qualquer expectativa sobre o depoimento de José Dirceu.

¿ Acho que vai ser normal, só isso ¿ disse ele, antes de desligar o telefone.

COLABOROU Flávio Freire