Título: DIRCEU NA CIDADE DA CLANDESTINIDADE
Autor: Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 01/08/2005, O País, p. 4

Deputado descansa no lugar onde viveu como Carlos Henrique

CRUZEIRO DO OESTE (PR). O deputado José Dirceu (PT-SP) escolheu a pequena e pacata cidade de Cruzeiro do Oeste (PR), onde morou clandestinamente na década de 70, para se preparar para o depoimento na Comissão de Ética da Câmara, amanhã. Ele se refugiou na cidade durante todo o fim de semana, e evitou contato com jornalistas. Leu, rascunhou a defesa e se dedicou à família. Seu filho, Zeca Dirceu, é prefeito da cidade.

O ex-ministro participou da festa de aniversário de 11 anos da neta Camila. Camila é filha de Zeca Dirceu, filho de José Dirceu e Clara Becker, uma pequena empresária do setor de confecções na cidade. A festa de aniversário de Camila, segundo contou Clara, aconteceu no sábado à noite e reuniu amigos de José Dirceu na cidade, dos tempos em que ele lá morou com o nome de Carlos Henrique Gouveia de Mello.

O ex-ministro chegou a Cruzeiro do Oeste na noite de sexta-feira. No sábado, sem o assédio da imprensa, chegou a visitar algumas obras no município, acompanhado do filho prefeito, e também aproveitou a tarde para rever antigos amigos.

Longe de Brasília e das denúncias que o cercam, José Dirceu não agiu diferente em relação à imprensa ontem, quando O GLOBO o localizou na cidade. Ele não apareceu para dar qualquer declaração sobre a ameaça de perder o mandato e também sobre a divulgação do nome do assessor dele, Roberto Marques, conhecido como Bob, como uma das pessoas que tinham autorização de uma empresa de Marcos Valério para sacar R$50 mil do Banco Rural.

O filho de José Dirceu falou rapidamente na manhã de ontem, em frente à casa da mãe dele. Disse que o pai não pretendia falar com a imprensa e que só se pronunciaria após o depoimento na terça-feira.

Zeca Dirceu evitou entrar em detalhes sobre o estado emocional do pai.

¿ Ele está bem e confiante ¿ limitou-se a dizer.

Clara disse não acreditar no envolvimento do ex-marido nas denúncias:

¿ Eu vejo sempre coisas novas na imprensa, mas acredito nele.

Clara afirmou que o ex-ministro não conversa sobre política na casa dela e que, durante a festa de aniversário da neta, ele teria brincado muito e falado sobre amenidades e sobre comida. Sobre o emagrecimento de José Dirceu, a ex-mulher disse que ele está fazendo uma dieta para perder alguns quilos. Quando lhe perguntaram que juízo ela faz das denúncias envolvendo o ex-ministro, Clara foi taxativa:

¿ Sei que ladrão ele não é, por isso estou tranqüila ¿ disse ela.