Título: ESQUERDA DO PT VAI SE SEPARAR DA BANCADA
Autor: Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 01/08/2005, O País, p. 4

Deputados dissidentes se reúnem amanhã para decidir como fazer a separação na Câmara

BRASÍLIA. Pelo menos 21 deputados da esquerda do PT se reúnem amanhã para decidir como formalizar sua separação da bancada do partido na Câmara. Segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), outros deputados devem se unir esta semana aos 21 que já decidiram declarar independência. O nome do grupo deve ser ¿PT Livre¿ ou ¿PT autêntico¿, e ele não pretende acatar mais as deliberações da liderança do partido.

¿ Além disso, iremos à Procuradoria Geral da República e à OAB para mostrar nossa posição favorável à investigação rigorosa de todo esse escândalo. Se for preciso cassar 20 ou 30 parlamentares, que seja. E, se houver um acordão para retirar a representação para parar o processo no Conselho de Ética, reapresentaremos no mesmo dia ¿ disse Biscaia.

Amanhã, mesmo dia do depoimento do ex-ministro José Dirceu (PT-SP) no Conselho de Ética da Câmara, a bancada do PT se reúne para decidir quem será o sucessor de Paulo Rocha (PT-PA) na liderança do partido. Desde que Rocha se afastou, por causa dos saques de sua assessora, Anita Leocádia, nas contas das empresas de Marcos Valério, uma comissão de três parlamentares está respondendo pela liderança. O novo líder deve ser escolhido entre um dos três: Luiz Sérgio (PT-RJ), Henrique Fontana (PT-RS) e Fernando Ferro (PT-PE). O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) também está na disputa.