Título: FH: `O que está acontecendo é roubo, tem que apurar¿
Autor:
Fonte: O Globo, 01/08/2005, O País, p. 9

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em entrevista à Rádio Eldorado, em Campos do Jordão (SP), que a investigação das denúncias contra políticos e integrantes do governo não afeta a governabilidade. Ele acrescentou que é contrário a um pacto de governabilidade entre o governo e a oposição:

¿ Nenhum de nós está fazendo nada que atrapalhe a governabilidade. O que está acontecendo é roubo. Roubo não tem o que fazer, tem que apurar o roubo. Não há risco nenhum para a governabilidade.

Ele considerou "um erro" o esquema de financiamento da campanha do governador tucano Eduardo Azeredo em 1998, com dinheiro da SMP&B do empresário Marcos Valério, mas acha que não se deve misturar as coisas e impedir que "erros do passado sirvam de desculpa para apurar erros do presente".

¿ Aquilo é um fato que considero errado, se ocorreu mesmo, lamentável. Mas é diferente do que acontece agora, que é uma quadrilha que se organiza para tirar dinheiro público, para comprar deputados na Câmara. Isso tudo está provado. Provado ainda não, mas evidente. Azeredo tem a mesma posição que Lula, ele não deu ordem para nada. Se for pegar Azeredo, tem que pegar Lula também ¿ afirmou o ex-presidente.