Título: RIO-NITERÓI E NOVA DUTRA TERÃO TARIFA REAJUSTADA
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 01/08/2005, Economia, p. 15

Agosto é mês de reajuste nas tarifas de pedágio da Ponte Rio-Niterói e da Nova Dutra. Os índices devem ser anunciados esta semana pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em 2004, segundo a ANTT, o pedágio da Dutra subiu 9,67%, para os atuais R$6,40, e o da Ponte, 8,66%, para R$2,90. Independentemente do índice, os aumentos devem gerar muita reclamação.

¿ Até o ano passado conseguimos reduzir os reajustes adiando obras, mas este ano não houve revisão do programa ¿ diz o superintendente de Exploração de infra-estrutura da ANTT, Carlos Serman.

Nos 1.500 quilômetros das seis rodovias federais já concedidas, é usada como critério de correção uma fórmula que leva em conta a variação de custos de serviços como terraplenagem e pavimentação. Estudo da Associação Nacional de Transportes de Carga e Logística diz que, no caso da Nova Dutra, a fórmula produziu reajuste acumulado de 167,78% desde 1996, início da concessão. Descontada a inflação pelo IPC da Fipe no período, o aumento real é de 38,14%. (R.D.)