Título: CONVERSA COM VICE JOSÉ ALENCAR EM BH ANTES DA DECISÃO
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O País, p. 3

Notícia sobre renúncia foi dada à bancada do PL por Sandro Mabel, aos prantos

BRASÍLIA. Antes de renunciar ao mandato de deputado federal, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, conversou com o vice-presidente José Alencar. No sábado, Valdemar pegou um avião em São Paulo e encontrou-se com Alencar em Belo Horizonte, onde o vice teve compromissos familiares. Alencar perguntou a Valdemar se não havia outra saída e ele disse que não. O encontro foi relatado pelo próprio Valdemar a deputados do PL que acompanharam seu discurso no plenário da Câmara.

Segundo a assessoria de Alencar, que ainda estava em Belo Horizonte ontem, o vice não se manifestaria sobre a renúncia de Valdemar. No próprio sábado, a presidência do PL começou a convocar os deputados para uma reunião com Valdemar, ontem às 15h. Os deputados chegaram para a reunião, mas o presidente do partido não apareceu. Quem deu a notícia da renúncia, aos prantos, foi o líder do partido na Câmara, Sandro Mabel (GO), também acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de participar do chamado mensalão ¿ esquema de pagamento de propina a deputados para que votassem a favor de projetos do governo.

Depois de participar de um ato com taxistas de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou comentar a renúncia de Valdemar.

¿ Deixa eu me informar melhor ¿ respondeu Lula quando perguntado sobre a decisão do presidente do PL.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que também participou do ato, disse que o assunto deverá ser tratado pelo PL e pelo Congresso. Ele procurou dar uma impressão de normalidade ao ato de Valdemar.

¿ Renunciou? O suplente assume ¿ disse. (Luiza Damé)