Título: RENÚNCIA PODE PROVOCAR EFEITO DOMINÓ
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O País, p. 4

Para oposição, outros deputados sairão para preservar direitos políticos

BRASÍLIA. A oposição reagiu com indignação, em alguns casos, à decisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP), de renunciar ao seu mandato de deputado. Para a maioria dos seus colegas de parlamento, ficou claro que ele renunciou para não perder os direitos políticos.

¿ Começaram as renúncias para evitar a cassação. Ele foi só o primeiro ¿ disse o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), para quem outros parlamentares acusados de receber dinheiro das empresas de Marcos Valério usarão a mesma estratégia. ¿ A CPI do mensalão precisa reunir-se, focar os casos dos deputados envolvidos (com recebimento de mesadas) e pedir abertura de processo contra eles, mesmo que as apurações ainda sejam parciais.

Fruet: ¿Renúncia mostra que envolvidos estão mentindo¿

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que integra a CPI dos Correios e o conselho de ética, disse que Valdemar Costa Neto foi sacrificado. Ele afirmou que a renúncia do deputado é o primeiro caso de dimensão política da crise.

¿ A renúncia dele mostra que, esse tempo todo, os envolvidos estão mentindo. O erro foi terem negado antes que esse esquema acontecia. Foi quebrado o código do silêncio. (Valdemar) Renunciou para não perder os direitos políticos e outros poderão querer fazer isso ¿ disse Fruet.

Para a deputada Maninha (PT-DF), Valdemar não exime ninguém de culpa. Ela afirmou que o presidente do PL acusou o PT para se livrar de responsabilidades.

¿ O Valdemar criou uma armadilha para os que admitiram que sacaram no Banco Rural. Ele quer levar muita gente com ele. Valdemar foi esperto. Não vale renunciar agora, no meu entendimento ¿ disse Maninha.

Para a oposição no Senado, a renúncia de Valdemar foi como confissão de culpa. Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), a queda de Valdemar foi a senha para que outros parlamentares acusados de envolvimento no mensalão repitam o gesto.

¿ Sabemos que o ato encerra uma confissão de culpa e comprova a existência do mensalão. Pessoas de passado bonito vão renunciar, escrevendo um presente sem nenhuma beleza. Foi a primeira de uma série ¿ previu.

O líder do PMDB, Ney Suassuna (PB), avaliou a decisão do deputado como o primeiro movimento de uma tendência.

¿ Outros provavelmente vão seguir esse exemplo na hora da crise. É possível que o efeito dominó seja maior do que se imagina.

Tebet: ¿As investigações começam a surtir efeito¿

O presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a renúncia é um ato unilateral, mas pode ajudar a esclarecer os fatos.

¿ Não tenho nenhum indicativo de que venham outras renúncias, mas, como presidente do Congresso, vou continuar dando força às CPIs em funcionamento para que possamos ter em um curto espaço de tempo todas as respostas que a população nos cobra ¿ afirmou Renan.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) interpretou a renúncia como confissão de culpa:

¿ As investigações começam a surtir efeito ¿ disse.