Título: O POLÊMICO VALDEMAR
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O País, p. 5

Presidente do PL foi um dos articuladores da aliança com o PT

BRASÍLIA. O nome de Valdemar Costa Neto passou a fazer parte do mundo político por ocasião de um desastroso episódio ¿ a presença de Lílian Ramos num camarote do Sambódromo no carnaval de 1994. Foi ele quem levou Lílian à festa, na qual a modelo foi flagrada sem calcinha ao lado do então presidente Itamar Franco.

Valdemar, paulista, que faz 56 anos no próximo dia 11, administrador de empresas, chegou à Câmara em 1991. Estava agora no terceiro mandato. Começou a vida partidária na extinta Arena, em 1979, no governo João Figueiredo. Em 1980, seguiu para o PDS, sucessor da Arena. Chegou ao PL em 1990. Ele ganhou importância no partido ao ser escolhido pelo fundador, Álvaro Valle, para sucedê-lo no comando. Seu estilo é direto e sem rodeios na hora de fazer política, distante da erudição que Valle tentava demonstrar.

Já no governo Itamar Franco, Valdemar contava com a indicação de cargos federais. Um exemplo foi Aramis da Graça Moraes, para chefiar o setor de alfândega no Aeroporto Internacional de Cumbica. Aramis foi afastado depois de a Polícia Federal constatar indícios de tráfico de armas e drogas no aeroporto.

A alfândega sempre foi área de predileção do agora ex-deputado. No primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso também chegou a apadrinhar ocupantes do cargo em Cumbica, demitidos depois de denúncias. Valdemar tinha o então ministro das Comunicações, Sérgio Motta, como desafeto e atribuía a ele os problemas com seus indicados. O líder do governo à época, deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM), hoje senador, chegou a fazer um discurso em plenário provocando o colega, ao anunciar a demissão de um de seus indicados, e convidando-o a congratular-se com o combate à corrupção.

Valdemar foi fundamental na articulação da aliança do PL com o PT em 2002. Viu ali a oportunidade para fazer crescer o partido, ancorado na presença do vice-presidente, José Alencar. Na eleição, fez acordos variados. Em São Paulo, seus cartazes de campanha tinham fotos de Lula mas também de Paulo Maluf, do PP, que prometera dinheiro ao PL.

Já no primeiro ano do governo Lula, Valdemar conseguiu o que queria: dobrou o PL de tamanho. Ano passado, ele e a ex-mulher Maria Cristina Mendes Caldeira passaram a protagonizar uma intensa troca de acusações, que culminou com o depoimento dela ao Conselho de Ética da Câmara, dias atrás, quando confirmou que ele era beneficiário do mensalão.

Valdemar teve 178.409 votos em 2002, 50% a mais que na eleição anterior. Sua base é Mogi das Cruzes. Declarou gastos eleitorais de R$443.498,79. É dono de empresas de mineração e agropecuária. Fez carreira como secretário municipal de Mogi das Cruzes e viabilizou o primeiro mandato, em 1990, quando era diretor administrativo da Companhia Docas de Santos.

Mês passado, depois da denúncia de Roberto Jefferson, foi à tribuna e disse:

¿ A crise atravessou uma praça e chegou a todo o governo.