Título: PRESIDENTE DA CPI DOS CORREIOS FOI ALVO DE ESPIONAGEM
Autor: Bernardo de la Peña e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O País, p. 9

Telefones de Delcídio foram grampeados e quarto de hotel onde senador fica em Brasília tinha escuta ambiental

BRASÍLIA. O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), foi alvo de espionagem. Agentes do serviço de inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul descobriram que os telefones do senador foram grampeados e que foi instalada uma escuta ambiental em seu apartamento no hotel Blue Tree Park, onde mora em Brasília durante a semana.

¿ Minha família é de origem mineira, desconfiada. Falo pouco ao telefone. E já estava chegando no hotel de noite e nem falava mais nada ¿ comentou o senador com integrantes da CPI dos Correios.

A vigilância também incluiu ações de monitoramento da família do senador. Assessores do petista identificaram movimentações de pessoas estranhas tanto em Campo Grande (MS), onde vivem a mulher e as filhas de Delcídio, quanto na fazenda da família no Pantanal, próxima a Corumbá, onde reside a sua mãe.

A loja da mulher do senador, de moda infantil, em Campo Grande, foi filmada. A filha mais velha teve o carro que a levava para a escola seguido por um veículo suspeito. O senador evita comentar o assunto, mas acionou o serviço de inteligência da polícia matogrossense para descobrir a serviço de quem estavam os bisbilhoteiros.

A suspeita de que estava sendo seguido já havia sido levantada pelo senador numa entrevista ao "Programa do Jô", da Rede Globo, que foi ao ar no dia 25. Na ocasião, Delcídio disse que não sabia do que se tratava e nem se era um trabalho feito por gente ligada a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Diretor da Abin caiu após comentário sobre CPI

O ex-diretor-geral da Abin Mauro Marcelo caiu depois de ter divulgado uma nota chamando de bestas-feras os integrantes da CPI e dizendo que a comissão era um picadeiro. As declarações foram feitas em defesa do analista de informações do órgão Edgar Lange que foi depor na comissão para explicar a investigação feita pela Abin sobre as denúncias de corrupção nos Correios.

Mas Delcídio não é o único que foi espionado. A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) denunciou que, no fim de semana passado, recebeu dois telefonemas no celular, nos quais o interlocutor mostrava ter conhecimento sobre o local em que seus filhos estavam. Ela pediu ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), que solicite à Polícia Federal o controle das ligações recebidas em seu gabinete, em sua casa e em seu celular.