Título: MARCOS VALÉRIO FORMALIZA PEDIDO DE DELAÇÃO PREMIADA NA PROCURADORIA
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O País, p. 11

Empresário entrega documento com todas as movimentações financeiras para PT

BRASÍLIA. O empresário Marcos Valério não desistiu de negociar com o Ministério Público federal a revelação do que sabe em troca da redução de penas a que vier a ser condenado. Ontem, os advogados de Valério encaminharam ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, um pedido formal para que o MP ofereça ao empresário o benefício da delação premiada, que prevê o abrandamento de penas para criminosos que colaborarem com a Justiça.

A petição foi protocolada à tarde na Procuradoria Geral da República. Até o início da noite, o procurador não havia anunciado se aceitaria o acordo com Valério. Essa não foi a primeira vez que o empresário fez a proposta a Antonio Fernando. Em meados de julho, quando esteve espontaneamente no MP para apresentar a versão de que tomara empréstimos para o PT quitar dívidas de campanha, Valério já tinha se oferecido para falar em troca de benefícios processuais. O procurador-geral não aceitou. Disse que ainda era cedo para fazer tal acordo.

O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, disse ter protocolado na Procuradoria Geral da República e na CPI dos Correios um detalhado relatório de todas as movimentações financeiras feitas pelo empresário para o PT. Segundo Leonardo, o documento foi preparado pelo próprio Valério e inclui informações minuciosas sobre origem e destino de R$55 milhões que o empresário repassou ao PT.

Leonardo disse que Valério listou no relatório datas, valores e nomes dos beneficiários de cada repasse. Na relação, há ainda alguns dados novos.

¿ Já teve gente que renunciou hoje por conta dessa lista ¿ disse Marcelo Leonardo, referindo-se ao deputado Valdemar da Costa Neto.

Junto com o pedido formal de delação premiada, os advogados de Valério encaminharam outras petições ao procurador-geral. Numa delas, pedem para Antonio Fernando não dar seguimento ao pedido de prisão de Valério, encaminhado ao MP pela CPI dos Correios. Os advogados de Valério pediram ainda o desbloqueio das contas da mulher dele, Renilda Santiago.