Título: PETISTAS PEDIRAM AJUDA À SUSEP PARA CORRETORA
Autor: Bernardo de la Peña e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O País, p. 13

BRASÍLIA. Na condição de líder do governo e de vice-líder do PT na Câmara, os deputados Professor Luizinho (PT-SP) e Paulo Rocha (PT-PA) procuraram, em junho do ano passado, o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Renê de Oliveira Garcia Júnior, na sede da entidade, no Rio, com pedido de ajuda para a corretora Bônus-Banval. A instituição financeira é a mesma que recebeu R$2,9 milhões da 2S Participações, empresa do publicitário Marcos Valério de Souza.

Superintendente teria passado descompostura

Depois de ouvir o pedido, o superintendente da Susep, que foi secretário de Planejamento na gestão de Benedita da Silva no governo do Rio, teria reagido indignado e passado uma descompostura nos dois parlamentares.

¿ Foi mais um passa-fora. A área de seguros não tem envolvimento com as corretoras de valores. Acredito que era mais ignorância do que volúpia. Não sabiam do que estavam falando. Imaginavam que o órgão tivesse poder sobre a gestão de recursos (das seguradoras). Estavam querendo prospectar ¿ confirmou ontem ao GLOBO um dos diretores da Susep.

A estratégia seria similar à adotada pelo presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, que pediu, por meio de um intermediário, ao então presidente do Instituto de Resseguros do Brasil, Lídio Toledo, que ajudasse na arrecadação do partido.