Título: CPI DISCUTE QUEBRA DE SIGILO DE FUNDOS DE PENSÃO
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O País, p. 14

Comissão também decide hoje se convoca o ex-ministro Dirceu, além do ex-secretário de Comunicação Luiz Gushiken

BRASÍLIA. A CPI dos Correios deverá se dedicar hoje à apreciação de uma série de requerimentos polêmicos que prevêem desde a convocação do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu até a quebra de sigilo das aplicações financeiras dos fundos de pensão das estatais. O relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), confirmou que também devem ser analisados os pedidos de convocação do ex-secretário de Comunicação do Governo Luiz Gushiken, do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, de diretores do Banco Rural e BMG e do assessor parlamentar João Cláudio Genu, lotado no gabinete do líder do PP, deputado José Janene (PR).

¿ A idéia é limpar a pauta. Decidir quem vai ser ouvido na Polícia Federal, na CPI ou por uma comissão mais restrita ¿ adiantou Serraglio.

Deputado restringe pedido de quebra de sigilo

Por sugestão de Serraglio, o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) deve restringir seu pedido de quebra do sigilo das aplicação financeiras dos fundos de pensão apenas aos investimentos no Banco Rural e BMG. A suspeita é de que essas duas instituições financeiras não tenham concedido empréstimos ao empresário Marcos Valério de Souza, mas pago comissões pela intermediação da compra de CDBs pelos fundos de pensão de estatais.

¿ Não queremos desestabilizar nada economicamente. Ninguém quer implodir bancos, fundos de pensão ou qualquer instituição ¿ disse Serraglio.

¿ Querem que a gente restrinja o pedido apenas aos BMG e ao Rural. Não aceito. Estou solicitando o relatório sobre todas as aplicações financeiras e não adianta dizer que isso representa um risco. Mas há indícios relevantes de que empréstimos concedidos a Valério representavam comissões pagas pelos bancos ¿ rebateu a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL), também autora de requerimento que solicita a quebra do sigilo dos fundos de pensão.

Para o sub-relator da CPI, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), a investigação é necessária pelo menos em relação aos investimentos no Banco Rural e no BMG.

¿ Para esse fim específico é importante essa investigação ¿ observou Fruet.

O líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), também se mostrou favorável ao pedido:

¿ Não vamos abrir mão de investigar a questão. Essa é a blindagem que não aceitamos, pois a corrupção é um dos itens que inibem investimentos em qualquer país.

Tema preocupa presidente da CPI dos Correios

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) acredita que o tema deve ser tratado com cuidado. O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), não esconde sua preocupação com a possível repercussão de uma medida como essa no mercado. Na semana passada, esse foi um dos assuntos que tratou numa conversa reservada com o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC)

¿ Temos alguns setores muito nevrálgicos. Isso pode criar uma situação delicada. Por isso, deveríamos adiar um pouco mais uma decisão como essa ¿ disse Ideli.

A senadora está disposta, no entanto, a insistir na convocação do banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, que teria depositado nas contas da DNA Propaganda R$127 milhões. Ideli admite que os fatos dos últimos dias também impõem a convocação do deputado José Dirceu (PT-SP).

¿ Estamos trabalhando na CPI dentro da lógica dos fatos ¿ acrescentou, indicando que isso deverá levar a CPI a convocar Dantas e o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), cuja campanha à reeleição ao governo de Minas em 1998 teria sido beneficiada por um empréstimo da SMP&B Propaganda de cerca de R$11 milhões.

Para evitar a convocação formal, Azeredo estaria disposto a se apresentar hoje à CPI espontaneamente para apresentar sua defesa. Mas Serraglio admite que o gesto não impedirá que a comissão decida convocá-lo mais adiante novamente. O relator promete acompanhar hoje o depoimento de Dirceu no Conselho de Ética da Câmara e se preparar para o depoimento da diretora financeira da SMP&B, Simone Vasconcelos, maior sacadora das contas das empresas de Valério.

¿ O depoimento de Simone será fundamental. Se ela for verdadeira, vai contribuir muito para as investigações ¿ previu o relator.