Título: MORTE DE EX-LÍDER REBELDE GERA DISTÚRBIOS NO SUDÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 02/08/2005, O Mundo, p. 30

Queda de helicóptero com vice-presidente John Garang põe em risco processo de paz

CARTUM. Distúrbios em Cartum após a morte do ex-líder rebelde e atual primeiro vice-presidente John Garang num acidente de helicóptero na noite de sábado deixaram pelo menos 24 mortos na capital do Sudão. O governo decretou toque de recolher entre 18h e 6h para tentar conter os seguidores de Garang, um dos responsáveis pelo acordo de paz que em janeiro pôs fim a três décadas de guerra civil entre os muçulmanos do norte e os cristãos e animistas do sul do país.

Garang, de 60 anos, voltava de Uganda, onde fora conversar com o presidente Yoweri Museveni, e estava num helicóptero cedido por este com outros seis membros do seu Movimento de Libertação do Povo do Sudão (SPLM) e seis tripulantes. A aeronave partiu de Uganda às 17h30m de sábado e tentou pousar em Novo Kush, no sul do Sudão, mas o mau tempo forçou-a a voltar e causou o acidente. Outra versão, porém, afirma que o combustível pode ter acabado. Foram encontrados 17 cadáveres, quatro além do número de pessoas que oficialmente estavam a bordo.

Movimento de Garang diz que manterá acordo de paz

Ontem, quando se confirmou a notícia da morte de Garang, milhares de seguidores do SPLM saíram às ruas de Cartum e começaram a pilhar lojas, atacar pessoas e policiais, acusando o governo de responsabilidade. A cúpula do SPLM, no entanto, já se comprometeu a manter a paz estabelecida em janeiro após um conflito que deixou dois milhões de mortos desde 1983.

¿ Queremos assegurar a todos que a liderança e os quadros do SPLM vão permanecer unidos e lutar para implementar o acordo de paz ¿ disse Salva Kiir, vice-líder do movimento e provável substituto de Garang.

O presidente do Sudão, general Omar Hassan al-Bashir, expressou confiança no mesmo sentido num pronunciamento na TV.