Título: PTB FAZ REPRESENTAÇÃO CONTRA DIRCEU
Autor: Ana Cristina Campos e Ciça Guedes
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O País, p. 5

Partido protocola pedido de processo no Conselho de Ética da Câmara

BRASÍLIA. O deputado José Dirceu (PT-SP), que depôs ontem como testemunha, a partir de hoje é réu. O PTB protocolou, momentos antes do início do depoimento de Dirceu no Conselho de Ética, uma representação para abertura de processo por quebra de decoro no Conselho de Ética. O partido quer que Dirceu deixe de figurar como testemunha e passe a ser apontado como réu, correndo risco de perder o mandato e os direitos políticos.

Além de Dirceu, o presidente nacional interino do PTB, o Flávio Martinez, também representou contra os deputados Sandro Mabel (PL-GO) e Valdemar Costa Neto (PL-SP) ¿ esta última invalidada com a renúncia do paulista. Segundo Martinez, a medida deve ser estendida semana que vem a Pedro Henry (PP-MT) e Pedro Corrêa (PP-PE).

Severino analisará a representação

Depois de feita a representação, o conselho encaminha à analise do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. No caso da representação do PL, Valdemar protocolou no Conselho às 19h04m do dia 7 de julho e Severino analisou e devolveu às 12h do dia seguinte, 8 de julho. Ontem, o presidente da Câmara deixou transparecer que poderá demorar mais a devolver as representações protocoladas ontem pelo presidente do PTB no Conselho de Ética.

¿ Isso não é assim não. A gente tem que analisar ¿ disse Severino, justificando por que foi tão célere em relação à representação do PL: ¿ Naquela época eu estava bem de saúde. Hoje não, tive pneumonia. Quem tem tempo, não tem pressa.

Quanto mais demorar a devolver ao conselho as representações do PTB, mais tempo Severino dará aos deputados José Dirceu e Sandro Mabel para decidirem sobre uma eventual renúncia. Valdemar Costa Neto já renunciou e não terá o direitos cassados por oito anos.

Ontem, Sandro Mabel avisou que irá representar contra a deputada tucana licenciada Raquel Teixeira (GO) no Conselho de Ética. Foi Raquel quem denunciou que Mabel ofereceu a ela dinheiro e mensalão para deixar o PSDB e ingressar no PL. Ele criticou a representação do PTB apresentada ontem contra ele.