Título: Resultado do duelo divide oposição e governo
Autor: Lydia Medeiros/Ilimar Franco/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O País, p. 8

Estratégia de Dirceu de negar que sabia dos empréstimos não convence tucanos; petistas elogiam equilíbrio do ex-ministro

BRASÍLIA. O depoimento do ministro José Dirceu (PT-SP) ao Conselho de Ética não convenceu a oposição, que considerou perigosa a linha adotada pelo ex-ministro de negar com veemência que sabia dos empréstimos feitos pelo PT e pelo empresário Marcos Valério e ao tentar reduzir sua influência no governo Lula. Para o PSDB, o ex-ministro não conseguiu afastar as dúvidas sobre sua participação no esquema de corrupção revelado pela CPI dos Correios.

Já os petistas elogiaram o equilíbrio e a serenidade do ex-chefe da Casa Civil. Todos concordam num ponto: as CPIs têm ainda muito a investigar.

No Senado, o líder tucano Arthur Virgílio (AM) afirmou que Jefferson ¿massacrou¿ Dirceu ao apresentar fatos novos e ao insinuar a participação do presidente Lula em acertos sobre nomeações para cargos em estatais.

A percepção do líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), foi semelhante:

¿ Dirceu quer fazer crer que não sabia de nada do que se passava no governo. Eu acho isso impossível.

Integrante da CPI dos Correios, o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), também chamou a atenção para o fato de Jefferson ter envolvido o presidente em negociações que teriam sido feitas com a Portugal Telecom para obter recursos para o PTB. Para Goldman (SP), a revelação de Jefferson sobre a realização de reunião na ante-sala do gabinete do presidente com executivos da empresa é muito grave:

¿ Se isso for verdade derruba o presidente. Se for mentira temos que afastar Jefferson.

O secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini (SP), considerou que Dirceu passou pelo ¿duelo midiático¿. A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse que seria impossível para Dirceu não saber do que se passava entre o Planalto e a cúpula do PT:

Sub-relator da CPI dos Correios, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) também criticou o fato de o ex-ministro responsabilizar a antiga direção do PT:

¿ Estão jogando Sílvio Pereira e Delúbio Soares na fogueira da inquisição.

COLABOROU: Adriano Ceolin, do Globo Online