Título: PF EXIGE QUE VALDEMAR COMPROVE DESPESAS
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O País, p. 15

Jacinto Lamas diz ignorar destino do dinheiro

BRASÍLIA. O presidente do PL, ex-deputado Valdemar da Costa Neto, renunciou ao mandato na segunda-feira, mas não se livrou das denúncias de ter recebido o mensalão. O deputado será intimado para explicar na Polícia Federal o que fez com o dinheiro que recebeu do empresário Marcos Valério. Em depoimento ontem à Polícia Federal, o tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, confirmou que nos dois últimos anos entregou a Valdemar vários envelopes de dinheiro repassados por empresas de Valério.

¿ Mas não bastam explicações. O ex-deputado terá que apresentar os comprovantes de todas as despesas ¿ afirmou um policial.

Assessor diz que PT não deu recibos

Entre 2003 e 2004, Lamas sacou cerca de R$1,2 milhão de empresas de Valério, uma delas a agência SMP&B, segundo levantamento da CPI dos Correios. Em depoimento de quatro horas ao delegado Luís Flávio Zampronha, Lamas disse que recebeu vários repasses de Valério numa agência do Banco Rural, no escritório da SMP&B e até num hotel para, em seguida, entregar o dinheiro a Valdemar. O dinheiro era, de acordo com ele, levado em envelopes até a casa de Valdemar, em Brasília.

O tesoureiro disse não saber o que Valdemar fazia com o dinheiro repassado por Valério a pedido do PT. A polícia considerou improvável a explicação. Como tesoureiro, Lamas teria a obrigação, pelo menos formal, de controlar todas as receitas e despesas do partido. Agora, a PF intimará o presidente do PL para que ele apresente a lista de bens e serviços contratados pelo partido. O ex-deputado terá ainda que apresentar todos os recibos das despesas que fez com o dinheiro de Valério.

O ex-deputado disse, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que já assumiu a responsabilidade pelos repasses.

¿ Ele só não inclui na prestação de contas porque o PT não forneceu os recibos do empréstimo ¿ disse um assessor dele.

A PF também chamará para depor o líder do PP na Câmara, deputado José Janene (PR). Em depoimento na sexta-feira passada à PF, o chefe de gabinete do deputado, João Claudio Genu, apresentara uma versão parecida com a de Lamas sobre os repasses de Valério ao PP. Genu disse que levou malas de dinheiro para a tesouraria por ordem de José Janene. Genu teria recebido também de empresas de Marcos Valério cerca de R$1,2 milhão.