Título: IPC SOBE NO RIO E EM SÃO PAULO
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 03/08/2005, Economia, p. 29

Índice fica em 0,13% e 0,01%, mas FGV ressalta tendência de queda

O Índice de Preços ao Consumidor na cidade do Rio de Janeiro (IPC-RJ) fechou o mês de julho em alta de 0,13%, índice 0,11 ponto percentual acima do registrado em junho. No ano, o índice acumula uma variação de 3,73%. Segundo o coordenador do IPC do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Braz, o principal motivo da alta foi o reajuste da telefonia fixa.

¿ Só esse reajuste foi responsável por uma variação de 0,16 ponto percentual. Se não fosse por ele, teríamos deflação em julho ¿ explicou Braz.

Outro item que influenciou a inflação no Rio foram os alimentos. O segmento registrou variação de -0,83% contra -1,23% em junho. Segundo Braz, já se registram altas no preço dos alimentos no atacado, mas elas ainda não foram repassadas ao consumidor.

Em São Paulo, a inflação também acelerou no varejo. O IPC-SP registrou variação de 0,01% em julho, contra -0,23% no mês anterior. O índice na capital paulista teve comportamento diferente do registrado no Rio de Janeiro. Em São Paulo, além da pressão do reajuste dos telefones, o item transporte ajudou a puxar o índice, variando de -0,53% para 0,41%.

Apesar da aceleração dos preços nas duas principais cidades do país, os economistas da FGV não vêem nuvens no horizonte.

¿ Quando analisamos o núcleo da inflação (retirando do cálculo as maiores variações negativas e positivas), a tendência é de queda ¿ disse Vagner Ardeo, vice-diretor do Ibre. (Carlos Vasconcellos)