Título: REBELDES MATAM 7 SOLDADOS DOS EUA
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O Mundo, p. 33

Número de americanos mortos chega a 1.800. Chanceler britânico diz que ocupação reforça insurgência

BAGDÁ. Sete fuzileiros navais americanos foram mortos na segunda-feira em combates com rebeldes na província iraquiana de Anbar, centro da resistência à ocupação estrangeira e ao governo transitório do Iraque. O grupo rebelde Exército de Ansar al-Sunna, assumiu a morte dos militares dos EUA, dizendo ter matado oito americanos.

¿Os leões do monoteísmo foram bem-sucedidos numa ação em que mataram oito fuzileiros navais americanos, massacrando alguns deles e atirando no resto depois de uma emboscada ao norte de Haditha¿, disse um comunicado na internet.

Segundo o Pentágono, seis militares foram mortos perto de Haditha, a 200 quilômetros a noroeste de Bagdá. Eles foram mortos num tiroteio com rebeldes. O sétimo fuzileiro naval morreu depois da explosão de uma bomba escondida na beira de uma estrada perto da cidade de Hit, 70 quilômetros a sudeste de Haditha.

As mortes de ontem elevam o número de soldados americanos que perderam a vida no Iraque desde a invasão de março de 2003 para 1.800.

Em Mossul, um carro-bomba dirigido por um terrorista suicida bateu ontem num carro de polícia, matando pelo menos cinco integrantes das forças de segurança iraquianas. Em Bagdá, cinco civis foram massacrados depois que guerrilheiros cercaram um veículo e dispararam contra ele. Um carro-bomba explodiu perto de uma patrulha americana numa praça em Bagdá. Um número não identificado de civis morreu.

Ontem, o ministro do Exterior do Reino Unido, Jack Straw, reconheceu que a presença de soldados britânicos ajuda no recrutamento e reforça os rebeldes.

¿ Ao contrário do Afeganistão, ainda que sejamos parte da solução no plano da segurança (no Iraque), também somos parte do problema ¿ disse Straw numa entrevista publicada no jornal ¿Financial Times¿.