Título: CONFIANÇA NA POLÍTICA EXTERNA DE BUSH ESTÁ EM QUEDA
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O Mundo, p. 33

Segundo pesquisa, 60% crêem que melhores relações com muçulmanos reduziriam ódio aos EUA

WASHINGTON. Nove em cada dez americanos acham que a segurança dos EUA melhoraria se o seu governo mostrasse mais respeito às necessidades de outros países. E seis em cada dez acreditam que uma melhor comunicação com o mundo islâmico reduziria o ódio aos EUA. Essas opiniões fazem parte de um estudo a ser divulgado esta manhã em Washington e Nova York. Trata-se da primeira pesquisa sobre o índice de confiança dos americanos na política externa do presidente George W. Bush.

A conclusão é, no mínimo, intrigante: ¿O pensamento do público americano é uma mistura de alta ansiedade, crescente incerteza e virtualmente nenhum consenso sobre que caminho o país deve tomar¿, diz o documento. Para os americanos, a guerra no Iraque e o terrorismo são, hoje, as suas duas maiores preocupações. Em terceiro lugar está a imagem negativa de seu país no mundo:

¿ Os americanos estão muito incomodados em relação à qualidade de nossas relações com o resto do mundo, em especial com as nações muçulmanas. As impressões que colhemos revelam que se alastraram as dúvidas sobre o atual caminho percorrido pelos EUA. Mas ninguém parece saber apontar uma saída. Ninguém tem outro caminho a apontar ¿ disse Daniel Yankelovich, presidente da organização Public Agenda, especializada em pesquisas sócio-político-econômicas.

O trabalho foi feito em conjunto com a ¿Foreign Affairs¿, publicação bimensal sobre assuntos internacionais e política externa. Praticamente metade dos americanos (49%) está insatisfeita com a atual política externa dos EUA. Segundo eles, ¿há muitas coisas preocupantes e desapontadoras¿ em suas relações internacionais. E 51% deles acham que o governo deveria dar mais atenção aos assuntos internacionais:

¿ Eu jamais vi um índice de preocupação tão grande neste país com a política externa. Unindo todas as pontas desse estudo, concluímos que se forma um retrato muito claro: é crescente a preocupação com a guerra no Iraque ¿ disse Yankelovich ao antecipar os resultados a um grupo de jornalistas.

Três quartos temem perder a confiança e a amizade dos estrangeiros devido à política unilateral de Bush. Uma minoria (4%) disse que outros países têm inveja dos Estados Unidos. Um grupo ainda menor (3%) disse que o resto do mundo vê os Estados Unidos como uma país livre e democrático. Para mais da metade (63%) é justificável a acusação, dos demais países, de que os EUA ¿recorreram muito rapidamente a uma guerra no Iraque¿. (J.M.P.)