Título: BRASIL INDICA SUBSTITUTO DO GENERAL HELENO NO HAITI
Autor:
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O Mundo, p. 33

BRASÍLIA. O governo brasileiro indicou às Nações Unidas um substituto para o general Augusto Heleno Pereira como chefe das forças de paz da organização no Haiti. O general Heleno completou um ano de missão em maio, prazo previsto para sua permanência naquele país. O indicado, segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, é o general de divisão Urano Teixeira da Matta Bacellar. Mas essa indicação ainda tem que ser ratificada pelo órgão da ONU responsável por missões de paz.

O Brasil liderou uma ofensiva internacional para garantir a presença de outros países no Haiti depois da eclosão da crise civil naquele país. As tropas brasileiras foram em maio do ano passado, e o Brasil foi escolhido para chefiar toda a missão da ONU

Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o acampamento dos militares brasileiros no país e ainda assistiu a um jogo de futebol entre a seleção brasileira e a haitiana. Vários jogadores, como Ronaldinho, participaram do chamado Jogo pela Paz.

O general Bacellar é gaúcho, nascido em 1947 em Bagé (RS). Em 25 de novembro de 2004, ele foi promovido por Lula a general-de-Exército. A expectativa do governo é que a troca de comando aconteça até o final de agosto.

A chamada Brigada Haiti, nome dado às tropas brasileiras que integram a Força de Paz da ONU, chegou a ter 1.198 integrantes.