Título: Valério teria dito que era consultor do presidente
Autor:
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 5

Informação é de ex-ministro de Portugal que recebeu o empresário; Planalto nega e afirma que processará acusadores

BRASÍLIA e RIO. O ex-ministro de Obras Públicas e Comunicações de Portugal António Mexia disse ao jornal português ¿Expresso¿, no último dia 16, que recebeu ¿o senhor Marcos Valério na qualidade de consultor do presidente do Brasil e a pedido de Miguel Horta e Costa, presidente da Portugal Telecom¿. Mexia, ministro de julho do ano passado a março deste ano, foi administrador do Banco Espírito Santo Investimento entre 1990 e 1998. O banco é um dos maiores acionistas da Portugal Telecom. Procurado ontem pelo GLOBO em sua casa em Lisboa, Mexia não foi encontrado.

Ele disse, segundo o jornal, que tratou-se de um encontro de cortesia, que durou de dez a 15 minutos, no qual tiveram uma¿conversa de circunstância¿. ¿Não houve tópico específico, muito menos algo que não tinha nada a ver com a minha função de ministro¿, disse.

O Palácio do Planalto negou ontem, em nota, que Lula tenha autorizado Valério a se apresentar como consultor do presidente do Brasil¿. ¿A Presidência nega enfaticamente que Marcos Valério tenha sido em qualquer momento autorizado a apresentar-se como consultor do presidente do Brasil junto ao governo português ou em qualquer outra situação¿. O governo diz ainda que a representação do governo no exterior ¿se dá exclusivamente pela indicação formal, com endosso oficial, o que nunca ocorreu¿. A Presidência afirma ainda que a embaixada do Brasil em Portugal está entrando em contato com Mexia para buscar ¿os esclarecimentos necessários¿ e avisou que vai processar os responsáveis pelas acusações.