Título: `ELE PODE USÁ-LA QUANTAS VEZES QUISER¿
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 8

Zagallo, criador da frase, diz que PT é 13

Na final da Copa América de 1997, tão logo terminou a partida em que a seleção brasileira derrotou a Bolívia por 3 a 1, em La Paz, e conquistou o título, Zagallo pegou o microfone da Rede Globo e desabafou para um Brasil de audiência: ¿Vocês vão ter que me engolir¿. A frase ficou famosa e ontem o presidente Lula a repetiu num discurso de improviso em Garanhuns (PE), tão inconformado com as pressões que vem recebendo pela crise brasileira quanto o Velho Lobo se mostrava naquela ocasião pelas críticas que recebia.

Ontem, ao escutá-la da boca do presidente, o filme daquela Copa América passou pela cabeça de Zagallo, que, no entanto, não se sentiu plagiado:

¿ Nada disso. O presidente é 13 (o número do PT) igual a mim. Ele pode usá-la quantas vezes quiser ¿ disse o Velho Lobo, bem-humorado.

Zagallo conta que até hoje muita gente brinca com ele nas ruas, repetindo o ¿Vocês vão ter que me engolir¿.

¿ Foi um desabafo sim, mas hoje as pessoas repetem a frase para mim de forma carinhosa, para se aproximarem. Eu disse aquilo porque considerava injustas as críticas. Mas fomos campeões lá em cima, na altitude de 3.600 metros de La Paz.

O técnico lembrou que o seu desabafo ficou tão famoso que o escutava nos estádios em São Paulo quando foi técnico da Portuguesa de Desportos.

¿ Era a gente entrar em campo e a torcida do rival gritar para mim: ¿Ih ih ih, você vai ter que me engolir¿. Achava engraçado e nem me incomodava mais.

Mesmo se recuperando da cirurgia a que foi submetido no abdômen, Zagallo já trabalha normalmente na CBF. Porém, não viajará para Split, onde o Brasil disputará um amistoso contra a Croácia, no próximo dia 17.

¿ O problema é que minha alimentação é especial e uma viagem longa como essa pode causar problemas.

E finalizou, provocando e soltando uma boa risada:

¿ Mas contra o Chile, pelas eliminatórias, eu vou. E vocês vão ter que me engolir.