Título: Lula: `Eles vão ter de me engolir outra vez¿
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 8

Em discurso para os adversários e às elites, presidente diz que, se for candidato, será reeleito `porque povo vai querer¿

GARANHUNS (PE). No mais contundente discurso desde que eclodiu a crise política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou ontem, em Recife, um recado para os adversários e as elites; disse que, se for candidato à reeleição, ao adversários terão de engoli-lo, com ódio ou sem ódio.

¿ No momento certo, direi se seria ou não candidato à reeleição. Se for, com ódio ou sem ódio, eles vão ter de me engolir outra vez, porque o povo vai querer ¿ disse Lula.

O presidente disse ter lido nos jornais que os adversários querem fazê-lo sangrar, para enfraquecer sua candidatura à reeleição em 2006. Lembrou também que a oposição chegou a pensar em sugerir um acordo para que ele não dispute a reeleição. Ele pediu respeito aos adversários:

¿ Se querem respeito, me respeitem, porque não devo a minha eleição a favor de ninguém. Devo minha eleição ao povo, que acreditou e votou, e é a eles que eu prestarei contas no momento certo.

Discurso para oito mil pessoas

Lula falou para cerca de oito mil pessoas e foi interrompido por aplausos mais de oito vezes. O que seria a solenidade de lançamento de um programa de benefício à agricultura familiar terminou se transformando em um comício de candidato a reeleição. Lula usou até um chapéu de couro como os dos cangaceiros.

¿ Estamos vivendo uma crise política, em que todo dia tem uma denúncia aqui, uma denúncia ali, outra acolá. E até agora não tem resultado da CPI. Vamos aguardar porque a CPI é importante para a investigação. Só espero que quando ela terminar, os culpados sejam entregues ao Ministério Público para que sejam processados. Quem deve pagar, pagará. Seja do PT, do PMDB, católico ou evangélico. Não tem cor, sexo, ideologia. Quem errou tem que pagar.

E fez apelo pelos inocentes:

¿ Peço que os que não cometeram nenhum delito e que seus nomes ocuparam as manchetes dos jornais, que na hora em que for comprovado que é inocente, pelo menos a imprensa peça desculpas daquilo que foi acusado injustamente. Vamos ser duros com os culpados e justos com os inocentes ¿ apelou o presidente, na Praça Guadalajara, a principal de Garanhuns.

Para Lula, os adversários que propõem que ele não dispute a eleição estão com medo de sua vitória:

¿ Estão com medo de que eu possa provar que em quatro anos fiz mais do que eles em oito. É preciso a gente ficar atento a tudo que lê e vê. Tem que saber o que é verdade e o que é mentira. Quem quer apurar e quem quer fazer carnaval.

No discurso, o presidente comparou diversas vezes os números de sua administração com os de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Mostrou que o volume de empregos em seu governo cresce mais do que no anterior, assim como a verba liberada para os pequenos lavradores.

Em Garanhuns, ele lançou o Plano Safra para Agricultura Familiar e em seguida visitou o lugar em que funcionará um campus avançado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Lula voltou a lembrar suas origens pobres, recordou as críticas que faziam a ele como operário despreparado para chegar ao poder.

¿ O povo estava preparado para ter um operário na Presidência, mas alguns setores da política, não. Afinal de contas, quem tem que fazer política são os de sempre? Somos a negação disso tudo e a prova de que somos melhores do que eles.

E apelou para Deus, quando começou a chover:

¿ Em outros cantos é tormenta, mas aqui é uma bênção de Deus. Quem sabe são as lágrimas de alegria do sorriso de alguém lá de cima pela perspectiva do que vai acontecer com o Nordeste.