Título: VALÉRIO ESTÁ LONGE DE RECEBER DELAÇÃO PREMIADA
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 9

`O momento ainda não é oportuno¿, diz procurador-geral

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse ontem que até agora Marcos Valério não deu informação que o Ministério Público Federal considere relevante a ponto de recompensá-lo com a delação premiada. O empresário tem insistido para ser réu-colaborador, mas Souza reafirmou que não é hora de negociar.

¿ Continuamos achando que o momento ainda não é oportuno. Não temos o quadro completamente definido de forma a avaliar o grau de ajuda que ele está dando às investigações.

Para o procurador, a colaboração que Marcos Valério está dando agora não chega a ser imprescindível para o andamento das investigações.

¿ Existe uma série de diligências sendo realizadas que independem da participação dele ¿ declarou.

Investigação vai demorar

O procurador disse que o trabalho de investigação levará tempo, já que são centenas de papéis com milhares de números que precisam ser minuciosamente analisados.

¿ A investigação do Ministério Público tem que ser dirigida para a obtenção de provas consistentes.

Souza declarou não possuir até agora qualquer elemento que aponte para qualquer participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema. Sobre o pedido da CPI para que o MP peça ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão preventiva de Marcos Valério, o procurador disse não ter motivos para tomar a medida. Ele admitiu, entretanto, que o pedido de bloqueio de bens do empresário está sendo analisado.