Título: TASSO A LULA: `CHEGA DE FINGIR QUE NÃO SABE DE NADA¿
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 9

BRASÍLIA. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) criticou ontem em discurso na tribuna a conduta do presidente Lula diante da crise. Segundo o senador, Lula abusa da paciência das pessoas ao culpar a oposição e a imprensa. Para Tasso, o presidente está isolado e fora da realidade ao não entender a gravidade dos acontecimentos.

¿ O presidente está abusando da paciência ao fingir que não sabia de nada e ao adotar esse discurso de que os fatos são criados por uma oposição ressentida e pela imprensa ¿ afirmou Tasso. ¿ Exigimos que ele assuma sua responsabilidade. Assuma o papel de chefe. Se não tem condições nem de responder pelos atos de seus ministros, vai falar por quem? Chega de fingir que não sabe de nada, presidente! Chega de fazer uma farsa enorme dando a impressão que apenas dois ajudantes de segunda categoria realizaram todos os atos irregulares ¿ protestou o senador, referindo-se a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e Sílvio Pereira, ex-secretário geral..

Num aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que semana passada pedira ao presidente que refletisse sobre a possibilidade de desistir da reeleição, afirmou que Lula prestaria um serviço à nação se convocasse uma entrevista coletiva para explicar sua posição. O senador informou que já fez a sugestão ao porta-voz da Presidência, André Singer.

A fala de Suplicy foi a deixa para Tasso continuar a criticar o presidente. Segundo o tucano, o fato de nem um petista conseguir falar com Lula é prova de seu isolamento político.

¿ O presidente está em total isolamento, não está ligado à realidade. Queremos chamá-lo à realidade. Presidente, conversas com amigos de longa data são fundamentais para não perder o eixo.