Título: COAF INVESTIGOU MOVIMENTAÇÃO DE VALÉRIO EM 2003
Autor: Enio Vieira
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 10

`Não podemos entrar em contas correntes¿, diz presidente do órgão

BRASÍLIA. Também presente ao seminário, o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues, disse que o órgão encaminhou ao Ministério Público Federal em São Paulo uma relação de saques em espécie numa das agências de Marcos Valério em outubro de 2003. Segundo ele, os procuradores investigavam uma empresa de Valério em 2002 e pediram informações ao Conselho. Mas nada foi detectado de atípico na época. Em 2003, o Coaf notou movimentação em espécie em outra empresa ligada a Valério.

¿ O Coaf não tem poder de entrar em contas correntes, só trabalhamos com as comunicações de operações financeiras¿ afirmou Rodrigues, contestando as críticas de que o órgão não teria tomado providências.

Rodrigues: bancos não são investigadores

O presidente do Coaf disse que não se pode esperar que os bancos sejam investigadores de crimes de lavagem de dinheiro. Segundo ele, bancos como o Rural forneceram adequadamente as informações sobre as movimentações financeiras. Rodrigues disse ainda que ninguém imaginaria há três meses como funcionava o esquema de Valério mostrado agora pela CPI.

¿ Não existe um sistema perfeito de prevenção e as possibilidades de irregularidades são inúmeras. O Coaf foi realmente implantado em 2001 e hoje tem apenas 31 funcionários. Em termos de idade, é uma criança ainda. (Ênio Vieira)