Título: COMPORTAMENTO IRRITA PARLAMENTARES
Autor: Adriana Vasconcelos e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 13

Simone mostra frieza e impaciência e reclama do barulho na sessão

BRASÍLIA. A frieza e mesmo a arrogância demonstrada ontem pela diretora financeira da SMP&B Comunicação, Simone Vasconcelos, em seu depoimento surpreenderam e irritaram integrantes da CPI dos Correios. Ela se apresentou como uma profissional competente que não se sentia culpada por nada. Com ar blasé e fisionomia fechada, Simone mostrou impaciência com as perguntas repetidas e irritação com o barulho na sala da CPI.

¿ Antes que me perguntem, meus filhos têm muito orgulho de mim porque sou uma profissional. Tenho segurança da minha competência profissional, por isso talvez passe a impressão de arrogante ¿ afirmou.

Apesar de admitir que a SMP&B não poderá mantê-la por muito mais tempo, já que enfrenta dificuldades financeiras por conta do escândalo, ela disse não temer pelo futuro:

¿ Não tenho preocupação com o futuro. Tenho um marido que me garante. Mas vou sair à luta e continuar minha vida profissional.

Diante da insistência para que desse mais detalhes sobre o nome de clientes privados e públicos da empresa ou sobre números da movimentação financeira da agência, Simone não teve dúvidas em rebater as insinuações de que estaria omitindo dados.

¿ Uma diretora não tem de saber números de cabeça ¿ ressaltou Simone.

¿ É impressionante que uma diretora financeira não saiba informações nem na casa dos milhões ¿ reclamou o relator Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Pela primeira vez, uma depoente conseguiu fazer com que o relator perdesse a paciência. Simone irritou Serraglio ao sugerir que ele citasse um a um os nome dos sacadores e beneficiários do esquema para que ela dissesse se conhecia ou não.

¿ Eu conduzo o depoimento! ¿ reagiu ele.

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) reclamou da postura de Simone:

¿ Vossa senhoria se comportou de forma fria e arrogante. Pode ser defesa ou cansaço. Mas pode ter certeza que mais que o povo está cansado desse esquema de corrupção.

Depois, Simone revelou que não se sentia à vontade com a situação. Contou que já havia deposto na Polícia Federal três vezes e se sentia pressionada por estar na CPI, por isso teria solicitado uma sessão secreta.