Título: SIMONE SERÁ INCRIMINADA POR SONEGAÇÃO FISCAL
Autor: Adriana Vasconcelos e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 13

Diretora da SMP&B disse que não guardou recibos dos pagamentos feitos pela empresa

BRASÍLIA. A CPI dos Correios pretende incriminar, no relatório final, a diretora-financeira da SMP&B, Simone Vasconcelos, por sonegação fiscal, já que ela negou ter documentos de recibos de pagamentos feitos pela empresa de Marcos Valério a políticos. Até agora, Simone apenas apresentou uma lista com nomes de pessoas que teriam recebido os recursos. A CPI não acredita nisso e, mesmo sendo verdade, o fato configura sonegação, segundo parlamentares.

¿ Só vendedor de pipoca não dá recibo. Não dá para acreditar que uma empresa do porte da SMP&B não guardasse recibos. Principalmente quando a diretora-financeira revela ter sacado e repassado milhões em reais ¿ disse um dos sub-relatores da CPI deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que informou que a CPI já pediu à Receita Federal para investigar cinco empresas de Marcos Valério e Renilda de Souza: DNA Publicidade, Solimões, Grafitte, 2S e SMP&B. Ele quer que a Receita descubra se as operações feitas por Simone tiveram cobrança de 1,5% do imposto retido na fonte, como determina a lei.

O relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), também se irritou com Simone. Ele admitiu que ela pode ser incriminada por sonegação fiscal e foi mais longe ao afirmar que a lista apresentada por Simone pode ser posta sob suspeita:

¿ Não dá para acreditar que não tinha controle de nada. Só podemos ter certeza sobre as pessoas que sacaram o dinheiro sem a presença dela. Mas o que ela recebeu e não identificou é lavagem de dinheiro. Portanto, pode ser incriminada.

(*) Do Globo Online