Título: Alencar já sofre assédio do PDT e do PMDB
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 14

Vice não esconde desconforto com o fato de seu partido ser um dos principais acusados no escândalo do mensalão

BRASÍLIA. O vice-presidente e ministro da Defesa José Alencar vem se sentindo desconfortável com a situação do PL, principalmente depois que o presidente do partido, Valdemar da Costa Neto (SP), renunciou devido às denúncias de envolvimento no esquema do mensalão. E não tem feito segredo deste mal-estar, tanto que vem sendo cobiçado por partidos como PDT e PMDB, ao qual já pertenceu.

Alencar já conversou com o presidente do PDT, Carlos Lupi e, ontem, recebeu uma visita do líder do partido na Câmara, Severiano Alves (BA). Na saída, Severiano admitiu que o PDT seria o "caminho natural" de Alencar caso ele deixe o PL.

Trajetória de Brizola foi um dos temas do encontro

Segundo a assessoria de Alencar, no encontro, ele e Severiano relembraram o caráter nacionalista do PDT e a trajetória do ex-governador Leonel Brizola.

¿ Fui tratar de um assunto pessoal com o vice. Mas falamos da amizade que ele tinha com o Brizola. Se ele tivesse que deixar o PL, o PDT seria o partido preferido. Mas não se falou em filiação ¿ disse Severiano.

Alencar tem comentado que está preocupado com a situação do PL, mas que ainda pretende esperar para ver como o partido reage à crise que culminou na renúncia de Valdemar. Ele planeja conversar com correligionários para decidir o que fazer.

Outra opção seria o PMDB, mas pendências regionais teriam de ser resolvidas. Sua ida para o PDT poderia criar uma situação estranha, pois o partido faz oposição ao governo.