Título: SIMONE CONFIRMA QUE PAGOU A SÓCIA DE DUDA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 15

Marqueteiro pode ter sigilo quebrado

BRASÍLIA. A diretora financeira da SMP&B, Simone Vasconcelos, confirmou à CPI dos Correios os repasses de R$15,5 milhões à publicitária Zilmar Fernandes Silveira, sócia de Duda Mendonça, marqueteiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Simone, Valério teria informado a ela que os pagamentos à sócia de Duda, feitos entre fevereiro e novembro de 2003, seriam para cobrir gastos de campanha.

Simone disse que os repasses feitos a Zilmar eram determinados por Marcos Valério, a pedido de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. E que falou várias vezes com Zilmar por telefone, sendo que numa ocasião a publicitária teria cobrado o repasse dos recursos:

¿ Ela me perguntou se Valério já tinha dado a ordem (para a liberação dos recursos). Eu disse que ela deveria ligar diretamente para o Marcos.

A diretora negou qualquer sociedade entre a SMP&B e a agência de Duda. Simone explicou que as transferências para Zilmar eram feitas de duas formas: o próprio Marcos Valério descontava alguns dos cheques destinados à sócia de Duda Mendonça; e outros cheques eram encaminhados à agência do Banco Rural em Belo Horizonte. Esses cheques teriam sido descontados pelo policial civil David Rodrigues Alves, por orientação de Zilmar.

Perguntada se o policial seria um preposto de Valério, Simone negou com veemência. Disse que não conhece David Rodrigues Alves e que o policial nunca esteve na SMP&B. Em depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais, David apresentou outra versão para o seu trabalho. Disse que estava a serviço de Cristiano Paz, outro sócio da SMP&B, e que levava o dinheiro sacado para a sede da agência.

¿ Nunca estive com esse David ¿ afirmou.

O policial depõe hoje na CPI dos Correios e poderá esclarecer o destino dos saques de R$5 milhões das contas da SMP&B.

Zilmar Fernandes e Duda Mendonça mantiveram-se em silêncio ontem. Na sede e nas filiais da agência, ninguém soube informar o paradeiro dos sócios. Zilmar deverá ser convocada pela CPI dos Correios. Hoje, a comissão vota a quebra de sigilo dela e de Duda.