Título: PROCURADORIA PEDE AO TRE QUE APURE CAMPANHA ANTECIPADA DE GAROTINHO
Autor:
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 16

Ministério Público acusa secretário de distribuir panfletos irregularmente

A Procuradoria Regional da República da 2ª Região entrou com uma representação contra o presidente regional do PMDB e secretário de Governo do Estado do Rio, Anthony Garotinho, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE). Em campanha antecipada à Presidência em 2006, Garotinho é acusado de fazer propaganda eleitoral irregular.

Em julho, o peemedebista distribuiu um panfleto a taxistas do Rio incentivando a filiação ao partido e exaltando ações do governo do estado, como a instalação de postos de gás natural no Rio. No folheto, sua foto aparece com a bandeira nacional ao fundo. O documento traz frases como ¿Taxista: acredite em quem faz por você¿ e ¿Garotinho. Honestidade e Competência¿.

Para o Ministério Público Federal, a distribuição caracteriza campanha antecipada. Os candidatos, segundo o MPF, só podem fazer campanha a partir de julho de 2006.

O objetivo da representação é impedir a distribuição de mais folhetos do gênero. Se o TRE entender que houve propaganda antecipada, também poderá ser estipulado pagamento de multa.

Garotinho não foi encontrado para dar declarações. O peemedebista estava ontem à noite em São Paulo para um encontro com evangélicos.

O ex-governador, que está em campanha pelo país, deu um ultimato no presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), durante encontro na noite de terça-feira, e cobrou que sejam marcadas para novembro as prévias do partido para escolher o candidato à Presidência da República.

Mas sua proposta dificilmente será aceita pelo partido, pois ontem num almoço realizado na residência do governador de Brasília, Joaquim Roriz, os governadores Roberto Requião (PR), Luiz Henrique da Silveira (SC) ,e Germano Rigotto (RS) defenderam que as prévias sejam realizadas até março de 2006. Temer pediu uma semana para tentar negociar um acordo.