Título: LULA DEVE DEFINIR HOJE O ÍNDICE DE REAJUSTE SALARIAL DAS FORÇAS ARMADAS
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 16

Equipe econômica propõe aumento de 10% ou 11% em duas parcelas

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao vice-presidente José Alencar que terá hoje uma reunião definitiva sobre o aumento salarial dos militares. Na terça-feira à noite, Lula se reuniu com assessores e técnicos da equipe econômica para analisar mais uma vez as propostas em discussão. A equipe econômica apresentou duas alternativas: 5% agora e outros 5% em 2006, totalizando 10%; ou 5% agora e 6% em 2006, totalizando 11%. Os militares reivindicam um reajuste de 23%.

Antes de embarcar para Garanhuns (PE), Lula disse a Alencar que na volta de sua viagem a Pernambuco e Piauí conversaria com ele sobre a questão. Como o presidente só voltará hoje à noite, o anúncio poderá ficar para amanhã.

Alencar se diz satisfeito com empenho de Lula

Alencar tem dito que está ansioso para resolver logo essa questão salarial com os militares. Ontem, o vice-presidente, que acumula também o cargo de ministro da Defesa, demonstrou satisfação com a promessa que lhe foi feita por Lula de definir logo o percentual de reajuste das Forças Armadas.

O presidente estará hoje de volta a Brasília, depois de ter cumprido uma agenda de inaugurações nos dois estados do Nordeste.

O aumento salarial dos militares deverá ser discutido hoje pela equipe econômica na reunião da Junta Orçamentária