Título: ADIDAS COMPRA REEBOK POR US$3,8 BILHÕES
Autor: Da Bloomberg News
Fonte: O Globo, 04/08/2005, Economia, p. 34

Empresa resultante da operação terá vendas anuais de US$11,1 bi e mais fôlego para competir com a rival Nike

FRANKFURT. A Adidas-Salomon AG, a segunda maior empresa de produtos esportivos do mundo, fechou ontem a compra da Reebok International Ltd. ¿ a terceira do setor ¿ por 3,1 bilhões de euros (US$3,8 bilhões), a fim de encurtar a distância que a separa da rival americana Nike Inc. A empresa resultante da fusão, segundo a Adidas, terá cerca de US$11,1 bilhões em vendas de artigos esportivos. O faturamento da Nike é de US$13,7 bilhões.

A empresa alemã pagará US$59 por ação da Reebok, empresa com sede em Massachusetts (EUA), 34% acima do fechamento dos papéis na terça-feira.

Fusão permitirá economia de 100 milhões de euros

A aquisição, a maior da Adidas desde a compra, em 1998, da Salomon, fabricante de equipamentos de esqui e golfe, vai duplicar as vendas da empresa alemã no mercado americano, segundo seu diretor-executivo, Herbert Hainer.

¿ O negócio faz a Adidas ganhar terreno nos Estados Unidos ¿ disse Mark Hargraves, gestor do Framlington Group, de Londres. ¿ Historicamente, ela tem pouca presença no mercado americano.

A aquisição vai elevar os lucros no primeiro ano e significará uma economia de 100 milhões a 125 milhões de euros (até US$154 milhões) nos três primeiros anos, disse Hainer.

Ele não espera uma redução significativa no número de empregados após a fusão, já que, inicialmente, as empresas funcionarão de maneira independente. O diretor-executivo da Reebok, Paul Fireman, que fundou a companhia na década de 70, continuará responsável pela marca. Estima-se que Fireman, que em junho tinha 7,42 milhões de ações da Reebok, ganhe US$437,8 milhões com a operação.

A participação da Adidas no mercado americano vai dobrar com a operação, de acordo com Christian Schindler, analista do Landesbank.

Em 2004, a Adidas teve participação de 8,9% nos Estados Unidos, segundo o boletim Sporting Goods Intelligence. Hainer estima que esse percentual passe a 20% ¿ ainda bem abaixo dos 40% da Nike. No mercado mundial de calçados esportivos, avaliado em US$11,5 bilhões, a participação da Adidas chegará a 28%, contra 31% da Nike.

A Adidas também informou ontem que seus lucros no segundo trimestre cresceram 34%, para 94 milhões de euros (US$116 milhões), contra 70 milhões de euros (US$86 milhões) no mesmo período de 2004.