Título: DEPUTADO DEBOCHA DE VALDEMAR
Autor: Lydia Medeiros e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 05/08/2005, O País, p. 3

BRASÍLIA. O estilo debochado do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) ganhou também boas doses de grosseria durante seu depoimento. Para louvar suas qualidades morais, apelou a um episódio famoso, o da modelo Lilian Ramos, flagrada sem calcinha no carnaval de 1994 ao lado do então presidente Itamar Franco. A modelo foi levada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP), desafeto de Jefferson, que renunciou ao mandato na semana passada, acusado de receber mensalão.

¿ Quem tem ética não faz marketing. Quem é macho não precisa provar. E não põe uma mulher sem calcinha ao lado no palanque para provar que é macho ¿ disse Jefferson, provocando protestos veementes da senadora petista Fátima Cleide (RR) e da deputada Perpétua Almeida.

Depois dos ruidosos protestos, o petebista recuou. Com mais baixaria:

¿ Podem deixar que quando tratar do cuecão (uma referência aos dólares encontrados na cueca de um assessor petista) vou fazer com todo o cuidado, para não ferir sensibilidades.

Sobraram adjetivos também para os presidentes da Câmara e do Senado. Segundo Jefferson, o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) agem com frouxidão e permitem que a crise se instale no Legislativo, quando, disse, a corrupção é do Executivo.

¿ O útero é lá. Estamos acocorados porque há frouxidão.

O deputado também reservou mais ofensas a Valdemar.

¿ Ele é um galo mutuca, é fraco, blefou e correu da banca ¿ disse, numa referência à rinha de galos. (L.M. e I. B.)