Título: DIRCEU DIZ QUE NÃO OMITIU ENCONTRO COM BANQUEIRO
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 05/08/2005, O País, p. 8

Petista deixou de contar que encontro foi na Casa Civil e que teve a presença de Marcos Valério

BRASÍLIA. A assessoria do deputado Jose Dirceu (PT-SP), ex-chefe da Casa Civil, divulgou ontem trechos de seu depoimento no Conselho de Ética que, segundo o petista, comprovariam que ele não omitiu o encontro com dirigentes do Banco Espírito Santo e da Portugal Telecom (PT). Depois de ter negado peremptoriamente qualquer envolvimento nas denúncias sobre suposta negociação com a Portugal Telecom, Dirceu foi interrogado pelo deputado César Schimer (PMDB-RS), que afirmou:

¿ Vossa Excelência disse peremptoriamente que não recebeu representantes da Portugal Telecom na Casa Civil. Disse que não participou de nenhuma audiência com a Portugal Telecom. E que não propiciou encontro da Portugal Telecom com o presidente Lula. Ou mentiu o Roberto Jefferson ou Vossa Excelência faltou com a verdade.

¿ Reitero que, nos termos que o deputado Roberto Jefferson colocou, eu não tenho nada a ver, não participei do que ele está dizendo. Se eu recebi ou não a Portugal Telecom, se eu estive em Portugal em reuniões com empresários que a Portugal Telecom estivesse presente, é uma outra questão.

Encontro com banqueiro dia 11 de janeiro, no Planalto

Perguntado por um outro deputado se conhece o presidente do Banco Espírito Santo, disse que conhece mas que não tem qualquer relacionamento com ele.

¿ Conheço ele porque é presidente de um banco e esteve presente no Brasil em reuniões com o governo ¿ respondeu.

Segundo a agenda da Casa Civil, Dirceu recebeu o presidente do Banco Espírito Santo, acionista da Portugal Telecom, no dia 11 de janeiro deste ano, no Planalto. Da reunião também participou o empresário Marcos Valério.

Integrantes da CPI dos Correios querem investigar os negócios de Marcos Valério em Portugal para saber se há participação de Dirceu em supostas negociações com a empresa. A disposição de investigar Dirceu foi motivada pela revelação de que ele recebeu em audiência no Planalto o banqueiro português Ricardo Espírito Santo, do Banco Espírito Santo, acompanhado de Valério, como publicou ontem O GLOBO. .

¿ A situação de Dirceu é cada vez mais complicada. Tudo isso precisa ser esclarecido ¿ disse o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).

No Planalto, a notícia de um eventual envolvimento de Dirceu com negócios de Valério em Portugal foi motivo de a preocupação. Ontem, houve mobilização para esclarecer o fato.

¿ Valério não viajou para Portugal como emissário do governo brasileiro. Qualquer um que viaje em missão oficial, só representa o país por intermédio da nossa embaixada no país. O Valério foi por conta própria ¿ reagiu o ministro da Coordenação Política, Jaques Wagner.

CPI ainda não decidiu mandar missão a Lisboa

Ontem a CPI dos Correios aprovou requerimento para pedir informações sobre o assunto ao Ministério das Relações Exteriores, à Casa Civil, à embaixada brasileira em Portugal e ao grupo Portugal Telecom.

A proposta de enviar um grupo da CPI para Lisboa não foi aprovada. Mesmo assim, o PFL deve designar um grupo de parlamentares para conversar informalmente com o ex-ministro português António Mexia em Lisboa.

¿ Temos que esclarecer o que de fato houve sobre Valério em Portugal ¿ disse o líder da minoria, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA).

Ontem, a oposição pediu esclarecimentos ao Itamaraty para saber se Valério viajou com algum tipo de credencial, como o passaporte azul, que é expedido pelo governo brasileiro para o desempenho de missões no exterior. O Itamaraty garantiu que não. A oposição quer apurar a profundidade da relação entre Dirceu e Valério, já que até então o ex-ministro havia omitido a audiência com Valério e o banqueiro em seu gabinete.